Semana do Brincar: Itatiba tem palestra e apresentação do CEMEI Andorinha

Um bom adulto se forma brincando. Com essa premissa em mente, a Prefeitura de Itatiba e a ONG Plan Internacional deram início à Semana Mundial do Brincar nesta segunda-feira (21). As atividades sobre o tema seguem até sábado (26), com um evento na Praça da Bandeira.

Abertura se deu no auditório do Centro Administrativo “Prefeito Ettore Consoline”, com a apresentação dos alunos da 2ª fase do CEMEI “Andorinha”, que cantaram duas músicas, uma delas baseada no lúdico e até em matemática, dado os movimentos ritmados e regulares, característica do pensamento algébrico. Outra canção foi do grupo Barbatuques, carregada de expressão corporal, desenvolvendo a criatividade, a coordenação psicomotora e a percepção de si mesmo e do outro.

Na sequência, a palestrante Andreia Parra, pedagoga, especialista em tecnologias aplicadas e mestrando em Psicologia da Educação. Atualmente coordenadora do Projeto Famílias que Cuidam, da ONG Plan International, falou aos presentes sobre o “Brincar de Corpo e Alma”.

“A ideia da Semana Mundial do Brincar é trazer para o público geral a importância do brincar no desenvolvimento infantil. É uma forma de fortalecer os educadores, toda a rede intersetorial que trabalha pela infância. Itatiba tem uma proposta muito séria com a importância do brincar”, comentou a palestrante. “O Dia Mundial do Brincar vem proporcionar um espaço para os pais irem lá [na Praça da Bandeira], experimentarem e isso ajuda a compreender como fazer esse trabalho em casa, resgatando as brincadeiras populares, nas ruas”, completou Andreia.

A mesa principal foi composta pelos Secretários Anderson Sanfins (Educação), Fábio Alves (Saúde), Jeferson Boava (Governo), a primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mayara Lopes e pela palestrante Andreia Parra, todos envolvidos com o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.

“A palestra de abertura focou na importância do brincar de maneira simples, sem necessidade de uso tecnológico, equipamentos sofisticados, para todas as famílias poderem usar seus espaços, espaços públicos e brincar com seus filhos. Isso cria maior integração”, avaliou o Sanfins.

PROGRAMAÇÃO
As escolas, CRAS e unidades de saúde terão programação especial durante a semana, com atividades para crianças e adultos. As unidades serão decoradas de maneira especial e serão distribuídos desenhos para colorir, grupos de orientação para alimentação saudável, oficinas, filmes, contação de histórias e mais. Cada unidade tem uma programação diferente.

No sábado, a Praça da Bandeira recebe uma grande festa, das 10h às 13h30, com oficinas da Plan, entre elas o cantinho sensorial, cantinho da leitura e contação de histórias, oficina criativa, brincadeiras tradicionais, caricaturas, pintura facial, feira de troca de brinquedos, escovódromo, teatro de fantoches e oficina de bolha gigante de sabão.

A música, mais uma vez, fica por conta do grupo Viola Mágica e artistas circenses.