CABREÚVA

Madeira recolhida nas podas é utilizada para composto orgânico em Cabreúva

Toda a madeira que é recolhida pela Prefeitura em suas ações de poda de árvores e galhos secos (além dos restos de árvores que são levados ao Ecoponto do Vilarejo) é destinada a um processo que, no final, resultará na criação de um composto orgânico. Esse processo – conhecido como ‘compostagem’ – é realizado pela Prefeitura de Cabreúva graças a um trabalho realizado em conjunto entre técnicos das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos e de Agronegócios.

Resíduos de podas, galhos e folhas recolhidas em praças públicas ou prédios públicos municipais são levados a uma área que a Prefeitura mantém justamente para essa finalidade. Ali, todo o material que chega é picado, moído e triturado em uma máquina.

Este equipamento, aliás, foi recebido pelo município através do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (o Fecop). O Fundo destinou, a alguns municípios, máquinas e equipamentos, como forma de reconhecimento e uma espécie de ‘premiação’ pela participação no Programa Município VerdeAzul.

Após passar pela máquina picadora, a poda fica organizada em montes menores – que os técnicos chamam de ‘leiras’.

A partir daí, as leiras vão recebendo uréia, esterco e terra, dando início a um processo natural em que o próprio meio ambiente irá, ao final, produzir um composto orgânico. A Prefeitura, através do setor de Jardinagem da Secretaria de Agronegócios, utiliza este composto para a manutenção das praças públicas e ainda no plantio de forma geral, bem como em canteiros e hortas nas creches e escolas do município.

Da mesma forma, a Prefeitura disponibiliza este composto orgânico para todos os interessados. Quem quiser usar o composto, deve ir à secretaria de Agronegócios ou telefonar para (11) 4528-1305.