Ministro autoriza instalação de Internet para Todos em Itupeva

Itupeva agora faz parte oficialmente do programa Internet para Todos. Nesta quinta-feira (22), o prefeito Marcão Marchi assinou o termo de adesão numa audiência em Brasília (DF) com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O município, inclusive, é um dos primeiros a serem contemplados com a iniciativa – que visa levar conexão de internet de maneira moderna e eficiente em todo o território nacional.

“Este é um dos mais importantes projetos de inclusão social do País, hoje. Imagine uma criança crescendo sem poder ter acesso à internet, na escola ou em casa. É evidente que ela terá melhores condições ao longo da vida com essa possibilidade de estar conectada. Entre tantos objetivos deste programa, o cunho social é muito importante”, afirmou Kassab.

“É mais um passo dado pela administração para que Itupeva amplie o desenvolvimento econômico e social. Durante os próximos anos, vamos fazer de tudo para que novos programas e convênios sejam firmados em benefício da nossa população. Estou muito feliz por este momento, que só foi possível graças a todo o trabalho de recuperação financeira e administrativa do município, feito em 2017”, comentou o prefeito Marcão Marchi.

O “Internet para Todos” vai levar conexão em banda larda para diversos locais da cidade, por preços reduzidos. O objetivo é democratizar o acesso à internet buscando a inclusão social, permitindo internet aos aparelhos públicos e posteriormente para que a população possa obter um sinal de qualidade.

Os secretários Sami Mansour (Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico) e Fábio José de Andrade (Educação e Cultura) também participaram da audiência com o ministro.

Como funciona – A conexão à internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. O SGDC é parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à banda larga no país. Lançado ao espaço em maio deste ano, o equipamento é o primeiro no Brasil de uso civil e militar. O projeto recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos do Governo Federal, por meio de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Defesa. A previsão é que o equipamento seja operacional por 18 anos.

Correios – Também em Brasília (DF), o prefeito Marcão Marchi esteve com o presidente dos Correios, Guilherme Campos, para tratar do novo endereçamento postal de Itupeva. Com a mudança que está sendo tratada, a tradicional sequência 13.295-000 passa a ter números também nos três últimos dígitos, responsáveis por identificar cada região do município. “Isso organiza, agiliza e facilita a postagem, localização e distribuição das correspondências de forma lógica”, falou Guilherme Campos.