Medicina e Braille firmam acordo para atender pacientes do SUS

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e o Instituto Luiz Braille firmaram parceria para atendimento da população que depende de consultas oftalmológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Houve um reforço de 37 profissionais e três anestesistas para 53 profissionais.

A assinatura do acordo foi nesta quinta-feira, dia 22 e reuniu a diretoria do Instituto Jundiaiense Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão, o diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), dr. Edmir Lourenço; a Dra. Maria Cristina Martins, da FMJ e a representante da Prefeitura, Jane Torenti. O atendimento ocorrerá por meio de Residência Médica de Oftalmologia para Jundiaí.

Na avaliação do presidente do Braille, Antônio Pacheco é muito bom estar com a faculdade. “São 18 anos fazendo oftalmologia e ao consolidar a parceira com a FMJ estamos atingindo uma meta e dando continuidade à graduação e aos estudos”, comenta.

Já o diretor da FMJ, dr. Edmir Lourenço comentou que se tratava de um sonho antigo. “Representa a somatório dos serviços com qualidade. Nosso objetivo é estabelecer parcerias servindo aos munícipes”.

Até o fim do ano passado o Braille atuava com 37 oftalmologistas e três anestesistas que atendiam cerca de cinco mil pessoas por mês, via SUS. Com a chegada da Faculdade de Medicina de Jundiaí serão mais dois professores oftalmologistas e 11 residentes, que atuarão sob a supervisão destes profissionais qualificados. Totalizando um efetivo de 53 médicos a serviço da população.

“Nós do Braille estamos muito motivados com o fato de exercer a função acadêmica, de docente e contribuir para formação deste residente. Além disso, existe uma perspectiva para aumentar a quantidade de atendimentos e agilizar as consultas”, comemora dr. Everton Gondim, diretor clínico do Braille.

Para dra. Maria Cristina Martins voltar a atuar na cidade depois de 30 anos é importante para população de Jundiaí. “O braile é muito bem equipado, tem todo tipo de procedimento e recursos técnicos excelentes”.

Estiveram também presentes no evento o vice-presidente do Braille, dr. José Carlos de Lima, e representando o secretario de Saúde do Município, Jane Torenti.

Lima finalizou dizendo: “Trata-se de um namoro de quase 15 anos e esta parceria é resultado da união de 2 grandes forças da nossa cidade que trarão um enorme ganho para oftalmologia”, conclui.