Itatiba faz formatura de Bombeiros Mirins

O auditório da ETEC Rosa Perrone Scavone recebeu na noite de domingo, dia 17, a formatura do 15º ano do Projeto Bombeiro Mirim e Juvenil. Coordenado pelos Bombeiros Auricele e Montico, as aulas têm a colaboração de diversos bombeiros, que de forma voluntária dedicam seu tempo para transmitir um pouco de conhecimento e experiências de vida aos finais de semana.

Ao todo, 54 Bombeiros Mirins e 29 Bombeiros Juvenis tiveram aulas de combate a princípio de incêndio, primeiros socorros, resgate aquático, salvamento em altura, resgate em ferragens e exercícios físicos, gerando maior integração entre a corporação, escola, família e comunidade.

A formatura foi acompanhada pelo prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e pelo Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, João Donizete Maioli.

“Parabéns a todos os formandos dessa noite! A dedicação de vocês orgulha muito sua família, a corporação e a população. Essa é a verdadeira juventude itatibense, que está no Bombeiro Mirim e Juvenil, no Atirador Mirim, nas escolinhas de esporte, fanfarras mirins, fazendo letramento em programação, nas oficinas da Cultura, nos cursos do Fundo Social e tantas outras atividades. Vocês são o futuro do município”, afirmou o prefeito Douglas Augusto.

Cada formando escolheu um padrinho ou madrinha, que foi o responsável pela entrega do certificado de conclusão e de um bonequinho fabricado em biscuit. Os instrutores e voluntários também foram homenageados.

PEQUENOS HERÓIS

A cerimônia foi marcada por uma surpresa: quatro Bombeiros Mirins e Juvenis receberam uma condecoração por atuarem, na prática, em situações reais de risco.

O Bombeiro Juvenil Washington Gabriel atuou no controle e combate de incêndio no mês de outubro. Além de orientação às pessoas sobre o controle de queimadas, ele colaborou quando os Bombeiros Monticelli e a Leliane atenderam a ocorrência.

O Bombeiro Mirim Petterson Scharmm viu focos de incêndio no bairro do Colina, em um terreno próximo de casas e uma mata. Ele convenceu alguns moradores e juntos iniciaram o controle do foco, antes de virar um incêndio maior.

O Bombeiro Mirim Alan Gabriel ouviu um barulho alto na rua e se deparou com um acidente de motocicleta. Além de orientar o público sobre não mover a vítima (o que poderia causar mais problemas), também acalmou e orientou o motociclista a não se mexer até a chegada do resgate.

Bombeiro Mirim Kauã, com dedicação e presteza, colocou em prática a orientação em um cenário de acidente doméstico no Pq. San Francisco. O jovem percebeu a queda do seu vizinho. Analisando o cenário, orientou as pessoas a se afastarem, pediu para um adulto controlar hemorragia, pois havia sido um corte grande com sangramento intenso, ligou pro resgate e providenciou o espaço para a viatura estacionar, facilitando o atendimento.