Prevenção ao câncer de pele atrai 800 pessoas

Cerca de 800 pessoas foram atendidas durante esta manhã na Campanha Nacional de Prevenção ao Combate ao Câncer da Pele, isso representa 30% a mais do que no ano anterior. Trata-se de uma parceria entre Sociedade Brasileira de Dermatologia, Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Secretaria Municipal de Saúde. Em Jundiaí, o trabalho é realizado há 23 anos.

“Considero o resultado desta campanha espetacular. Batemos o recorde no número de atendimentos e percebo que a dermatologia da FMJ vem atingindo uma credibilidade enorme”, comenta o coordenador da Campanha e professor titular da disciplina de Dermatologia, Paulo Cunha.

Segundo Cunha, a campanha constatou que 70% da população ainda não usam o protetor solar e cerca de 10% das pessoas atendidas apresentaram  pré-câncer e câncer de pele. Os casos detectados serão tratados.

Cunha fez questão de enfatizar o trabalho conjunto da equipe de médicos e voluntários. A voluntária e aluna do 3º ano, Mariana Yamashita considera este evento uma oportunidade de colocar em prática o que se apreende em sala de aula.

Railda da Silva Ramos de 45 anos que esteve na campanha pela primeira vez elogiou o atendimento e a iniciativa. “Fiquei satisfeita com atendimento, foi tudo explicado e já fui encaminhada para cirurgia”, acrescenta. Toda atendimento foi gratuito no Ambulatório de Especialidades da Faculdade de Medicina de Jundiaí e contou com cerca de 60 voluntários.