GERAL

Vacinação vai até quarta-feira no Parque da Uva

As primeiras horas de funcionamento do posto avançado contra febre amarela, montado no Parque da Uva teve movimento tranquilo, na manhã de segunda-feira (9). O local, que funcionará até quarta-feira (11), das 9h às 15h, tem capacidade de imunização de 2 mil pessoas diariamente, inclusive moradores de outras cidades e que trabalham em Jundiaí.

A intenção da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) é vacinar 95% da população de Jundiaí nos próximos dias. A cidade é classificada como zona de transmissão da doença.

O posto avançado é mais uma oportunidade oferecida pela UGPS para facilitar o acesso da população à dose da vacina. A cidade oferece, desde abril, vacinação casa a casa na zona rural, e, para toda a população, a partir de agosto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Até sábado (7), quando foi realizado mutirão, mais de 100,5 mil pessoas foram imunizadas. O número se refere a 25% da população estimada da cidade.

“O Parque da Uva é um espaço amplo, com área para estacionamento e sombra, para que a população fique confortável mesmo que espere por alguns minutos o atendimento. Com a força-tarefa montada entre escolas e UGPS, a intenção é aplicar de forma rápida”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza.

A facilidade no acesso foi o que motivou o zelador José Andrade Bispo, 50 anos, a dar uma passada no posto avançado, no horário de almoço. “Trabalho aqui perto. Ter um posto no Parque, que atende no horário do intervalo das pessoas, é muito importante. Não tinha tido tempo de me vacinar. Agora estou mais tranquilo”, comenta.

O aposentado Sidnei Lourenço, 62 anos, foi com a mãe Carmem Lourenço, 85 anos, para tomar a vacina. “Não tinha procurado ainda por acreditar que não existiam casos suficientes. Agora, percebi que não dá para ficar esperando”, contou o homem, que é morador no bairro Vianelo.

Além do posto avançado, a UGPS mantém os atendimentos nas UBSs e com atendimento casa a casa, nas zonas rurais.