Justiça exige da Prefeitura de Várzea reformas na Marginal

O Ministério Público de Várzea Paulista abriu inquérito em que exige do prefeito Juvenal Rossi a manutenção da Marginal do Rio Jundiaí. Não adianta falar que depende de recursos do Estado. O MP informou que aguarda cronograma de obras.

O prefeito justificou que está instalando defensas conseguidas com verbas estaduais. Mas a Justiça entende que não é o suficiente. O asfalto precisa ser melhorado, os buracos precisam ser fechados, o acostamento precisa de reparos e sem falar na falta de corte dos matos ao longo de todo o trecho do município.

Segundo estimativas de vereadores, a Prefeitura aplicou R$ 19 milhões em multas com radares, na Marginal, em 4 anos e esse dinheiro daria para fazer todas as obras de recuperação necessárias.

Tudo no papel

A promotora do Ministério Público de Várzea Paulista, Amanda Luiza Soares Lopes Kalil, exigiu do prefeito Juvenal Rossi que forneça as medidas de revitalização completas da Marginal do Rio Jundiaí. Ela pede cronograma de todas as providências desde a licitação até a conclusão das obras, com indicação expressa da data limite para adoção e conclusão de cada providência e encaminhe cópia dos convênios assinados com o Governo do Estado, para execução de obras.

Resposta da Prefeitura

A Prefeitura de Várzea Paulista informa que está em constante busca de melhorias para a Marginal do Rio Jundiaí. Desde janeiro já foram instaladas 1.832 defensas em sete pontos críticos no sentido Jundiaí.

Desde o ano passado há plantio de árvores nas margens com a iniciativa privada. O entroncamento de tais plantas manterá as encostas mais firmes e ajudará a evitar possíveis deslizamentos de terra. Outro benefício do reflorestamento é a geração da sombra, por parte das árvores crescidas, o que evitará o crescimento do mato em excesso.

Também tem sido feita a roçagem nos trechos que receberam os plantios, para que possam crescer adequadamente, ao longo dos próximos dois ou três anos, algo que ajuda a manter os locais sem mato alto.

Em breve, deve ser realizada a sinalização vertical, com a colocação de novas placas, como as indicativas de curvas e de velocidade máxima.

A Prefeitura informa que busca recursos junto ao Governo Estadual para recapeamento completo da Marginal e a sua canalização desde Campo Limpo Paulista até Jundiaí.