Itatibense conquista medalha de ouro no Sub-9

As competições de Judô realizadas no sábado e domingo, dias 6 e 7 de maio, no Ginásio José Boava, no Parque Ferraz Costa, contaram com a participação de 11 atletas itatibenses que treinam no Polo Oeste.

Os alunos dos professores Ivan e Roberto entraram no tatami em parceria com a Academia Makoto, realizadora do torneio de domingo, junto com as Prefeituras de Itatiba e de Jarinu.

Ágata Martins, Nicholas Martins, Marco Antonio, Arthur, Gabriel Ramos, Alejandro, Gustavo, Lucas Massaro, Aline Rugai, Melina e João disputaram lutas em suas respectivas categorias.

Ágata venceu sua luta por imobilização na categoria Sub-9 e ganhou a medalha de ouro. Gabriel, Lucas e Aline levaram a medalha pela terceira colocação, enquanto Nicholas recebeu a sua pela participação no torneio, como forma de incentivo.

Campeonato Paulista e Torneio Makoto

Os torneios são tradicionalmente realizados em Jarinu. No entanto, o município vizinho ainda se recupera dos danos causados, em 2016, por um tornado. Para garantir a realização das competições, o prefeito Douglas reuniu-se em março com Eliane Lorencini, prefeita de Jarinu, e também com a Secretária de Esportes, Karem Bando e representantes da Academia Makoto, oportunidade na qual as duas cidades firmaram a parceria.

Assim, no sábado, o Ginásio José Boava sediou a etapa regional do Campeonato Paulista. As seis áreas de luta montadas na quadra receberam 600 judocas, que disputaram vagas no campeonato inter-regional e pontuação para o ranking nacional.

Na abertura do evento estiveram presentes o Prefeito Douglas, a Prefeita de Jarinu, Eliane Lorencini, a Secretária Municipal de Esportes, Karem Bando, o Secretário de Esportes de Jarinu, Francisco Casarin, representantes da Federação Paulista de Judô e da Academia Makoto.

No domingo, mais de 1000 atletas, de todas as idades, participaram da 10ª edição do Torneio Makoto. A abertura contou com uma apresentação de Taikô realizada por um grupo de músicos de Bragança Paulista. O Taikô é uma variedade de instrumentos japoneses de percussão.

A disputa por equipes terminou com a vitória de Serviço Social Nova Jerusalém, de Paulínia. A equipe de Associação Marcos Mercadante de Judô, de Campinas, ficou em 2º e em 3º, fechando o pódio, o São João Tênis Clube / APAJA, de Atibaia.