GERAL

Novo Horizonte ganha mais um ponto para descarte de entulhos

O Novo Horizonte passou a ter, a partir deste sábado, um novo Ponto de Entrega Voluntária de Entulho (PEV). A entrega foi durante a ação ‘Eu Moro, eu Cuido’, numa parceria da Prefeitura de Jundiaí, o Coletivo Vetor Oeste e o grupo BRF. O bairro recebeu ainda plantio de mudas e limpeza.

Segundo o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Lucas Aparecido Rodrigues, foram removidos 26 caminhões de entulho do bairro. Além disso, foi feita a raspagem de guias e um espaço na Estrada Municipal do Varjão foi revitalizado. “A ideia é envolver os moradores para que eles saibam a importância do cuidado com local onde vivem.”, comentou.

O diretor ressaltou que a instalação do segundo Ponto de Entrega Voluntária nessa região se deve ao fato de o bairro ter grande incidência de descarte irregular de resíduos. “A ideia é oferecer uma alternativa gratuita à população para que o bairro esteja sempre limpo. ”

Os PEVs já são um caso de sucesso em Jundiaí. Bairros como Almerinda Chaves, Residencial dos Cravos, Residencial Jundiaí, Vista Alegre, Jardim Tarumã, Jardim Fepasa, Jardim Sorocabana e Balsan já contam com a novidade. Só no primeiro mês de operação, foram removidas dos Pontos de Entrega 129 caçambas com entulho. A ideia, segundo Lucas, é ampliar a proposta para outras regiões. Os próximos bairros que contarão com os espaços para descarte serão Eloy Chaves e Jardim Tulipas.

Ação – Quem mora no Jardim Novo Horizonte não escondeu a felicidade com a ação. “Moro na região há dez anos. Ver o bairro sendo cuidado, para mim, é uma alegria. Faço questão de participar desse tipo de iniciativa”, disse Elda Maria Ferreira da Silva.

De acordo com uma das organizadoras do ‘Eu Moro, Eu Cuido’, Nilma Luzia da Silva Caldeira, do Coletivo Vetor Oeste, essa é a segunda edição da ação. Para ela, envolver a população na limpeza e conservação do bairro é fundamental. “Essa participação desperta a consciência nas pessoas. O bairro, infelizmente, conta com descarte de entulho em diversos pontos. A ideia hoje é de mostrar que precisamos cuidar não só do nosso quintal, mas da nossa rua, de toda a região em que vivemos.”

O superintendente de logística e coordenador do Comitê de Investimento Social da BRF, Eder Alves Miranda, destaca a iniciativa de o grupo apoiar a ação. Ele explica que diversas placas foram produzidas com frases de crianças das escolas da região falando da importância da conservação e limpeza. “Todas serão instaladas na região do Novo Horizonte. A proposta é reforçar que um bairro melhor depende de quem mora nele e do cuidado que as pessoas têm.”

Serviço – O PEV Novo Horizonte-CDHU fica na Avenida Professora Danielle Lourençon, Novo Horizonte. O local recebe, gratuitamente, apenas entulho.

 

Texto: Luana Dias / Foto: Cleber de Almeida