VINHEDO

Vinhedo promove mutirões na Santa Casa para zerar a fila de espera por cirurgias de cataratas

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, está empenhada para zerar a fila de espera de pacientes da Rede Municipal que aguardam por cirurgias de catarata. Esse trabalho vem sendo realizado através de uma parceria com a Santa Casa.

“Nossa meta é avaliar 40 pacientes por mês e realizar, em média, 30 cirurgias ao mês. Com esse trabalho focado, esperamos zerar a fila de espera dentro de quatro meses”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

As avaliações para a cirurgia de catarata na Santa Casa de Vinhedo tiveram início no dia 13 de março, quando a Secretaria de Saúde agendou 40 pacientes, dos quais, 38 foram atendidos e dois faltaram.

Neste sábado, dia 14, foram realizadas no hospital 20 cirurgias de catarata, sem nenhuma intercorrência. Duas foram canceladas. No dia 12 de maio serão feitas mais 20 cirurgias na Santa Casa. Atualmente são 156 pacientes na fila de espera.

Além das vagas ofertadas pela Santa Casa de Vinhedo, a Prefeitura recebe também, em média, três vagas para avaliação de cirurgia de catarata ofertadas pelo Estado, através da Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), no Hospital da Unicamp.

Convênio para exames
Em março, a Prefeitura fechou uma parceria com a Santa Casa de Vinhedo para atender pacientes da Rede Municipal que precisam de exames de oftalmologia, como por exemplo, acuidade visual, fundoscopia e tonometria.

A expectativa é atender cerca de 600 pessoas por mês no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa. Os atendimentos serão realizados após o encaminhamento do médico da Rede Municipal.

Essa parceria será realizada enquanto a Prefeitura dá andamento ao processo de compra dos novos equipamentos que irão substituir os que estão em uso há mais de 20 anos e que já estão obsoletos.

Os novos equipamentos estão sendo adquiridos por meio de orçamento impositivo da Câmara de Vinhedo, no valor de R$ 500 mil. Com esse recurso, serão comprados 2 auto refratores, 2 lâmpadas de fenda, 2 retinoscópios, 2 lensômetros digitais, 1 laser para fotocoagulação, 1 oftalmoscópio indireto, 2 lentes para uso no laser, 2 projetores com monitor e 1 campo visual.

Os equipamentos serão instalados na Policlínica da Capela e no Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto, no Jardim São Matheus.