Placas de atendimento prioritário terão símbolo do autismo em Itatiba

Fi aprovado em Itatiba, o PL 87/2017, dos vereadores Romanin (Solidariedade), Fernando Soares (PR) e Leila Bedani (PV), que obriga os estabelecimentos públicos e privados do município a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista, assim como acontece com idosos, gestantes, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Os locais ficam obrigados, ainda, a garantir o atendimento preferencial aos autistas, nos termos do artigo 1°, §2° da Lei Federal 12.764/2012.

O projeto pretende aumentar a conscientização da população sobre a existência desta realidade, assegurando o direito, respeito e o atendimento adequado a este público. Por não apresentarem características físicas como em outras alterações genéticas, as pessoas com o transtorno são muitas vezes julgadas como desobedientes, quando apresentam quadro de inquietude. Ter preferência no atendimento deve facilitar o dia a dia das mães e pais de autistas.

O símbolo do autismo é uma fita colorida cheia de peças de quebra cabeça, uma referência à infância, fase da vida na qual a doença é diagnosticada.

AUTISMO

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA. Os sintomas do autismo são: inquietude, fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.