Jundiaí e Campinas treinam juntas na Ginástica Artística

A uma semana de participar da primeira competição do ano, na cidade de Americana, as garotas do Pré-Infantil e Infantil do TIME Jundiaí de Ginástica Artística, da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), receberam a visita da equipe de Campinas para um treino conjunto. O encontro foi na manhã deste sábado (14), no Complexo Esportivo Dr Nicolino de Luca, o Bolão, e é a segunda vez este ano que as meninas fazem esse intercâmbio.

“Diferente de outros esportes, na Ginástica Artística, não há tanta rivalidade e todos os atletas se unem para aprender e trocar experiências que possam ser benéficas em seus treinamentos”, explicou o treinador Marco Antonio Fernandes, um dos responsáveis pelo grupo de Jundiaí. “Essa troca é muito positiva para os relacionamentos interpessoais das meninas e até por conta das mudanças recentes de regulamentos nesse esporte”, complementou, lembrando que a iniciativa também já foi feita em 2017, com atletas da equipe de Paulínia.

Como responsáveis pela equipe de Campinas, Giovana Airoldi e Lucila Machado trouxeram oito atletas para participar da atividade em grupo no Bolão. “É a chance delas vivenciarem outras realidades e técnicas, além do estímulo estímulo para explorarem mais suas próprias capacidades. Quando elas observam uma amiga fazendo algum movimento que elas se sentem inseguras em fazer, acabam por se motivar a tentar também”, acrescentou Giovana..

A atleta Maria Eduarda dos Anjos, de 13 anos, oito deles dedicados à Ginástica Artística, também aprova o treino conjunto. “Nas competições, temos de usar aparelhos que não estamos acostumadas e esses treinos em outras cidades fazem com que a gente se habitue com outros equipamentos”, contou.