Eduarda Brasil é a grande campeã do The Voice Kids 2018

Da Paraíba para o Brasil. O sobrenome da campeã já deixa claro que o sucesso é a nível nacional. A menina de 15 anos, que nasceu em Cajazeiras e atualmente mora em São José de Piranhas, trouxe, desde a sua primeira apresentação, o charme do forró – herança de família, e assim consagrou-se a grande campeã do ‘The Voice Kids 2018’. “Obrigada a toda a produção que me cuidou com tanto carinho, com tanto cuidado. Isso aqui é algo inacreditável e que vou levar pro resto da vida. Uma amizade e um aprendizado muito grande. Minha cidade São José de Piranhas e minha Paraíba estão em festa”, disse ao apresentador Andre Marques, ainda muito emocionada pela vitória.

Nas ruas de sua cidade, ela já não consegue mais andar sem ser reconhecida pelos moradores. Eduarda começou a cantar aos cinco anos, por influência do pai e da tia que já faziam apresentações locais. E foi com eles que a vencedora começou profissionalmente, aos 12 anos. Nessa mesma época, ela venceu o primeiro festival dos quais participou. Mas seu talento vai além da voz: ela também toca violão e acordeom.

Durante o programa, ela mostrou a potência de sua voz – tão elogiada pelos técnicos – e animou a plateia e o público de casa com clássicos do seu ritmo preferido. “Forró do Xenhenhem” foi a música que escolheu para as ‘Audições às Cegas’ e com a qual virou todas as cadeiras, optando pelo time Simone & Simaria. Na fase das batalhas, ao lado de Rayane Lima e Victória Andrade, cantou “126 cabides”, hit das coleguinhas. Nos ‘Shows ao Vivo’, ela reforçou ainda mais suas raízes nordestinas, ao som de “Baião”, de Luiz Gonzaga, e “Isso Aqui Tá Bom Demais”, de Dominguinhos. Já na semifinal, a forrozeira trouxe “Feira de Magaio” e depois voltou ao palco com os colegas Livia Bernarde e Luis Henrique Schultz para cantar “Ciúme”, da banda Ultraje a Rigor.

Na final, Eduarda Brasil abriu as apresentações com “Frevo Mulher” e escolheu para a última rodada sólo “Lamento sertanejo”, empolgando a plateia. Para fechar com chave de ouro e celebrar a vitória, a dona da voz do ano no ‘Kids’ transbordou alegria no palco quando voltou à canção que a fez entrar no programa, “Forró do Xenhenhém”, a mesma das ‘Audições às Cegas’.

Mistura dá tom à final

Antes da pequena grande vencedora ser revelada, o palco do ‘The Voice Kids’ recebeu, em grande estilo, as estrelas que brilharam no reality.  Eduarda Brasil foi a estreante da grande final, cantando “Frevo Mulher”. Em seguida, Mariah Yohana adoçou a plateia com “Piuí Abacaxi”. Depois, foi a vez do representante do Time Claudia Leitte, Neto Junqueira, mandar um “Papo Reto”, clássico do Charlie Brow Jr. Encerrando a primeira rodada de apresentações, o Time Brown voltou ao palco com Talita Cipriano, que mostrou seu talento ao som de “Jeito Sexy”. A votação foi aberta após a primeira rodada de apresentações ao vivo.

Dando continuidade à tarde de shows, numa mistura emocionante, os finalistas compartilharam os holofotes com seus técnicos e outros participantes desta edição. Simone & Simaria cantaram com Eduarda Brasil o hit latino “Chorando Se Foi (Llorando se fue) ”; Neto Junqueira dividiu o hino do reggae “Is this Love” com Gabriel Ciríaco e João Guilherme. Carlinhos Brown soltou a voz ao cantar “Faraó”, de composição própria. Claudia Leitte subiu ao palco com Neto Junqueira, interpretando “Bola de Sabão”. As finalistas de Brown suavizaram a tarde com “Acima do Sol”, ao lado de Claudia Zanetti e Maiara Morena. As coleguinhas também levantaram a plateia com a música “Loka”. E foi ao som de “Sonífera Ilha”, dos Titãs, que o quarteto finalista se encontrou pela primeira vez no palco. Carlinhos Brown também acompanhou suas representantes com a canção de Marisa Monte e Nando Reis, “Ainda Lembro”. E os participantes de edições passadas do ‘The Voice Kids’ também marcaram presença na grande final. Rafa Gomes, Flavia Scanuffo e Thomas Machado deram voz a “Broto Legal (I’m In Love) ”. Já Eduarda Brasil protagonizou “Eu Me Amarrei” ao lado de Kayro Oliveira e Alerrandro Costa. Após o trio, Claudia Leitte escolheu “Saiba”, de Arnaldo Antunes, para sua apresentação solo no palco do ‘Kids’.

Se aproximando ao fim do programa, os quatro finalistas voltaram para mais uma apresentação individual. Eduarda Brasil cantou o “Lamento Sertanejo”, Mariah Yohana agitou o público com “Não se reprima (No te Reprimas) ”, Neto Junqueira foi de Nirvana, cantando “Smells Like Teen Spirit”, e Talita Cipriano trouxe “The Voice Within”. Mas, antes do anúncio do grande vencedor, uma surpresa animou o público e emocionou os técnicos com um clipe especial da música “Será”, sucesso da banda Legião Urbana.

Encerrando a terceira temporada do programa, Eduarda cantou a música que apresentou pela primeira vez no palco do ‘The Voice Kids’, “Forró do Xenhenhem”.

Saiba um pouco mais sobre Eduarda:

– O que você aprendeu ao participar do The Voice Kids?

Aprendi a gostar mais de mim de uma maneira natural. Aprendi que milhares de pessoas gostam de mim sem ao menos me conhecer mais de perto. Aprendi que o que eu faço naquele palco realmente é amor.

– Qual foi a parte mais legal de participar do programa?

O reconhecimento do público e conhecer os técnicos.

– O que você gostava de fazer nos bastidores do programa?

Conversar com o pessoal e fazer graças.

– Quem era o mais palhaço da turma? E o mais bagunceiro?

A mais palhaça sou eu. Bagunceiros éramos todos (risos).

– De todas as suas apresentações, de qual você gostou mais?

Semifinal.

– Se você for o grande vencedor, o que vai fazer com o prêmio?

Ainda não sei, mas espero saber usá-lo corretamente.

– O que você mais gostou do The Voice Kids ?

A união que há entre todos.

O ‘The Voice Kids’ tem apresentação de André Marques, com Thalita Rebouças nos bastidores, direção artística de Creso Eduardo Macedo e direção-geral de Flavio Goldemberg.

Foto: Globo / Raphael Dias