GERAL

Alckmin inaugura viaduto

O governador Geraldo Alckmin inaugura, na tarde desta quinta-feira (05), o Viaduto das Valquírias, com apenas um sentido de direção, do Retiro para a avenida Prefeito Luiz Latorre. A Agência Reguladora de Transportes (Artesp) informa que houve atrasos nas obras por parte do município, mas o que dependia do Estado foi concluído, que é o viaduto.

O engenheiro da Prefeitura, Ademir Pedro Victor, disse no programa de Afonso Pereira, na Rádio Cidade AM, que houve uma sucessão de falhas que começou na gestão passada, do ex-prefeito Pedro Bigardi, quando ele assumiu o compromisso de executar as alças e marginais, sem falar de onde viria o dinheiro.

A Prefeitura assumiu em 2016 o compromisso de executar as obras viárias de sua competência na região do Retiro, da Marginal do Carrefour, da rua do Retiro e na avenida Prefeito Luiz Latorre, na Marginal do Córrego da Valquíria, mas tudo sem dotação orçamentária.

Ademir disse que em 2017 a nova gestão teve de pagar dívida superior a R$ 100 milhões deixada por Pedro Bigardi. O Estado ainda ajudou com uma parte, a pedido do prefeito Luiz Fernando Machado. O restante teve de ser por empréstimo, autorizado pela Câmara Municipal para execução neste ano.

Ademir Pedro Victor disse que as alças serão entregues até dezembro, em várias entregas e etapas. O engenheiro da Prefeitura explicou que a licitação para os serviços deverá ser concluída em no máximo 90 dias. Depois serão mais seis meses de obras, com a conclusão de todos os serviços provavelmente em dezembro.

Outro lado

O ex-prefeito, Pedro Bigardi, publicou vídeo no Facebook em sua página pessoal criticando a atual gestão, falando que deixou todos os projetos prontos para execução e que a falha foi da atual administração.

Trânsito

A partir de agora os moradores do Retiro que quiserem ir ao Maxi Shopping por exemplo, podem usar o viaduto das Valquírias no sentido da avenida Luiz Latorre e depois Ferroviários. Mas na volta ainda devem usar a avenida Jundiaí. Os motoristas que utilizam a avenida Osmundo dos Santos Pelegrine devem ficar atentos, porque várias faixas de conversão foram criadas.