Comerciantes e moradores do bairro Rio das Pedras, em Itupeva, fizeram contato com a reportagem para reclamar das constantes quedas de energia elétrica. Um deles já teve prejuízo superior a 30.000,00 reais porque perdeu motores de câmaras frias, frezzer e geladeira.
“Pago de 10.000,00 a 12.000,00 reais por mês de conta de luz do meu estabelecimento e não tenho um retorno sequer da CPFL por causa do problema. E, quando consigo, eles dizem que temos que entrar em contato com a empresa para tentar o ressarcimento, mas é uma burocracia sem tamanho. Vou ficar esperando e o meu serviço fica como?”, contou o comerciante Dario, dono de um supermercado no bairro.
Enquanto dava entrevista, uma nova queda de energia o impossibilitou de continuar a contar sobre o problema. “O aparelho de telefone é sem fio e quando falta energia, não conseguimos usar. Estou desanimado porque não sei mais o que fazer”, completou ele, pelo telefone celular.
Outro comerciante, dono de uma lanchonete e sorveteria, também vive esse drama da falta de energia. “Já perdi duas geladeiras e três frezzers, não tem mais condição. Direto falta energia aqui e não explicam o motivo. Dizem que tem de instalar um aparelho no poste, mas não sabemos nem o que é”, disse Paulo Goz.
Moradores que estavam nos comércios também reclamaram da constante falta de energia. Segundo eles, há muito tempo a CPFL não faz a poda dos galhos de árvores naquela região. “Bateu um vento, ameaçou chover e já ficamos sem energia”, contou uma senhora, que preferiu não se identificar.