Jundiaí é apontada como referência no Brasil, em vacinação

Na última semana Jundiaí atingiu a meta vacinal de imunizar 95% da população contra a febre amarela e o trabalho desenvolvido para alcançar o resultado foi destaque em rede nacional, na rádio Jovem Pan, no programa Pan News.

O prefeito Luiz Fernando Machado foi entrevistado pelo apresentador Vitor Brown e esclareceu detalhes da operação realizada na cidade, em forma integrada com o apoio de todas as Unidades de Gestão. Segundo o Prefeito, diferente de outros municípios, o diferencial foi que Jundiaí atuou de forma preventiva.

“Jundiaí fez o seu dever de casa. Começamos a imunizar a população em abril, antes mesmo de o vírus chegar na cidade, com ações de imunização casa a casa, oferta da dose em horário ampliado nas Unidades Básicas de Saúde, inclusive com atendimento noturno e Posto Avançado no Parque da Uva, onde foram imunizadas 57 mil pessoas”, explicou Luiz Fernando.

Em um ambiente de risco, como o registrado atualmente em outras cidades, o exemplo de Jundiaí serve para que outras cidades desenvolvam ações semelhantes para também conseguir bons resultados contra a doença que assusta a população.

Os dados contabilizados até 19 de janeiro registram a vacinação de 292.332 pessoas vacinadas (entre o ano de 2017 e 19 de janeiro de 2018), somados às 100 mil pessoas vacinadas em anos anteriores, resultam em 95,8% de cobertura vacinal.

Jundiaí também foi a primeira cidade do País a fechar um parque ecológico, o do Corrupira, para a população e a restringir acesso de públicos em clubes onde surgiram macacos mortos. Nesta terça-feira (23) o Governo anunciou o fechamento do Zoológico da Capital por causa da morte de macaco com suspeita de febre amarela.