Tulipas terá vacinação de casa em casa

As equipes da Vigilância Epidemiológica realizam vacinação ‘casa a casa’ na zona rural do bairro Jardim das Tulipas, nesta terça-feira (12). A medida dá continuidade ao trabalho iniciado em novembro no bairro, por conta da confirmação da morte de macaco com febre amarela. Contudo, a cidade é área de risco de febre amarela, por isso, as pessoas que ainda não se imunizaram devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a dose. Jundiaí registra 72 macacos mortos com febre amarela e uma pessoa está internada com suspeita da doença. No total são 201 macacos localizados mortos neste ano, sendo 53 negativos para o vírus, 15 aguardam resultados e 61 foram classificados como inadequados para análise.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, a vacinação ‘casa a casa’ no Jardim Tulipas será realizada na zona rural do bairro, pois a parte urbana foi contemplada com a ação ainda no mês de novembro. “Não é possível quantificar quantas pessoas ainda estão sem se imunizar no bairro. A expectativa é de encontrar poucas pessoas sem a dose, já que o atendimento na UBS do bairro teve horário ampliado, além de contar com atendimento próximo (UBS Novo Horizonte) com atendimento até 19h30, com oferta de doses diárias”, explica.

A diretora de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza, lembra que a operação ‘casa a casa’ é aplicada somente em áreas de alto risco de contaminação, como medida de bloqueio do vírus. “Por ser emergencial, não será aplicada em toda a cidade. As pessoas que ainda não se imunizaram devem procurar uma UBS para receber a vacina. É importante lembrar que a dose  demora até 10 dias para proteger o organismo, por isso, quanto mais tempo demorar, a exposição ao vírus aumenta”, detalha.

Na semana passada foi realizada ação de bloqueio no Ivoturucaia, por conta do homem suspeito de ter contraído a doença. No sábado (9) foram imunizadas 190 pessoas no bairro.

Jundiaí contabiliza 277 mil pessoas imunizadas neste ano. Somente no Posto Avançado do Parque da Uva, foram imunizadas 57 mil entre os meses de outubro e novembro. A população de Jundiaí é estimada, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 409 mil pessoas. A meta é imunizar 95% desse total. Com a estimativa de 100 mil vacinadas em anos anteriores, a população imune à febre amarela é de 92%. As doses estão disponíveis em todas as UBSs da cidade, inclusive nas unidades que atendem em terceiro turno (UBS Tamoio, Hortolândia, Agapeama e Novo Horizonte).