Jundiaí tem aumento de 6,8% nas vendas

Depois de um início de ano com resultados negativos, o volume de vendas do varejo ampliado registrou o quarto resultado positivo consecutivo de 2017 (1,1%), na comparação com o mesmo período de 2016 (janeiro a setembro), na pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Jundiaí é uma das cidades com melhor desempenho do interior, com crescimento de 6,8% no período.

O resultado indica que a recuperação da economia vem ganhando força. O economista Pedro Braggio, diretor da Associação Comercial de Jundiaí (ACEJ), diz que estes índices apontam para um aquecimento da economia. “Ainda é pequeno, mas significativo. As pessoas estão voltando a comprar, estão mais confiantes na economia do País e a tendência é de crescimento nos próximos meses.”

O varejo ampliado inclui automóveis e material de construção. Das nove atividades econômicas consideradas na pesquisa ACVarejo, um dos setores que mais expandiram suas vendas em relação ao mesmo período de 2016 foi o de concessionárias de veículos, com 10,4%.

O diretor da Chroma Veículos, Alexandre Filippini Lucchini, confirma o resultado positivo. “Desde junho estamos percebendo um crescimento moderado”, afirma. “O consumidor está retomando a confiança. Acredito que vamos verificar mais crescimento nas vendas dos próximos meses.”

A pesquisa ACVarejo é elaborada mensalmente pelo Instituto de Economia da ACSP com informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.