CPFL e Itatiba firmam acordo para plantio de árvores

A Prefeitura de Itatiba e a CPFL-Companhia Paulista de Força e Luz, assinaram um novo Termo de Convênio do Programa ‘Arborização Mais Segura’.

O Programa prevê o plantio de mudas de árvores de espécies adequadas nos calçamentos, a identificação e substituição de árvores que ofereçam riscos à segurança da população, seja pelo potencial de choque pela incidência na rede elétrica, que apresentem risco de queda, ou possuam porte incompatível com as estruturas de distribuição e de energia, o que pode acarretar na interrupção do fornecimento de energia elétrica, ou danos às redes de água, esgoto, e gás, serviços esses essenciais para a população de Itatiba.

A CPFL forneceu uma planilha com a localização de 133 árvores com necessidade de supressão e a equipe técnica da Seção de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura vistoriou cada uma, liberando asubstituição de 43 árvores que começaram a ser suprimidas hoje, dia 6 de dezembro.

No início de 2017 já foram plantadas nas calçadas cerca de 400 mudas de árvores como compensação por estas supressões que começaram neste momento contemplando 43 árvores localizadas principalmente na região central de Itatiba”, explicou a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro. “Boa parte das árvores plantadas nas vias públicas, assim como, de muitos outros municípios, são espécies de grande porte e inadequadas para calçadas estreitas como as de Itatiba, visto que o planejamento da arborização urbana é recente em nosso país”, justificou a Secretária.

O Programa Arborização Mais Segura contempla uma solução de curto prazo para os casos que têm necessidade comprovada e estima-se que a avaliação da CPFL deva atingir aproximadamente 1200 árvores.

Um Inventário da Arborização para o devido planejamento e manejo adequado por meio do Plano de Arborização do Município é considerado a solução a médio e longo prazos. Para isso, está sendo feita a contratação da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola por meio do Professor Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho, que é referência no assuntoO trabalho está previsto para ser iniciado em Janeiro de 2018e a utilização de recursos financeiros foi aprovada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA.

Programa Arborização Mais Segura’

O Programa Arborização Mais Segura já existia, mas não contemplava vários aspectos considerados importantes e necessários, por isso a atual Administração sentiu a necessidade de elaborar um plano em conjunto com a CPFL, onde estão definidas define as responsabilidades de ambos os lados.

A parceria com a CPFL contempla que para cada árvore suprimida, será doada à Prefeitura seis árvores adequadas para a arborização urbana. O Programa beneficia tanto a Prefeitura que tentará aumentar o índice de cobertura arbórea da cidade, não tendo os custos de remoção de árvores, assim como, a CPFL, que poderá garantir a segurança e a manutenção do fornecimento de energia elétrica aos seus usuários, principalmente nas épocas de chuvas, tratando-se de um trabalho de prevenção.