Capitólio, uma beleza além das redes sociais

De repente, Capitólio, no interior de Minas Gerais,  virou  moda nas redes sociais, e  parece ter se tornado um dos roteiros queridinhos entre turistas pelo fácil acesso. Fica há 5 horas daqui de Jundiaí. Além disso, a cidade é banhada pelo Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo, são 1440m² de água rodeados por paisagens e cachoeiras exuberantes.

E atrativos não faltam! O visitante poderá contemplar as belezas naturais, fazer trilhas, degustar as delícias da culinária local e muito mais. Se você busca tirar o máximo proveito do contato com a natureza e marcou viagem para o município mineiro, ótimo: você trará excelentes recordações. Caso ainda esteja na dúvida, não pense duas vezes. O esplêndido cenário natural possui cânions com mais de 20 metros de altura da represa de furnas, cachoeiras, grutas e exuberante vegetação. Pronto para passear de lancha, escunas e desbravar esse paraíso do maior estado da região sudeste? Aqui vão 10 razões para você conhecer Capitólio e conferir de perto todas essas maravilhas mineiras.

1. Você pode passear de barco pelo Lago de Furnas
Identificado como o ‘Mar de Minas’, o lago artificial de furnas está entre os mais extensos do mundo. É maravilhoso passear por ele de escuna, lancha, catamarã e apreciar os cânions, as quedas d’águas e as piscinas naturais do entorno. As pousadas da região promovem esses passeios pelas embarcações.

2. E mergulhar na Cachoeira Lagoa Azul
Você gosta de conferir de pertinho e banhar-se em lindas quedas d’água? Então deverá conhecer a convidativa Cachoeira Lagoa Azul, que forma uma piscina de águas marcadas por tons azuis e esverdeados, onde o visitante poderá se refrescar a vontade. Nas proximidades há um restaurante para repor as energia e satisfazer o paladar, é claro!

3. Que tal subir o Morro do Chapéu?
Os adeptos do montanhismo, trilhas, mountain bike ou até quem topa passar por qualquer esforço físico para ser recompensado com o visual, poderá subir o Morro do Chapéu, que com seus 1293 metros, é um dos locais mais altos de Capitólio. No ponto alto do morro, há diferentes espécies de animais, muitas flores e algumas nascentes de rio, sem contar que a vista da área urbana de Capitólio e do Lago de Furnas é de tirar o fôlego. Aventura, calmaria e muitos registros fotográficos: não deixe essa escalada de fora do seu passeio!

4. Você vai conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra
O Parque Nacional da Serra da Canastra possui uma das reservas naturais mais bonitas do Brasil. Além da fauna e flora em seus tons mais exuberantes, a região tem cachoeiras com mais de 100 metros de altura – entre elas a cachoeira Casca D’anta com incríveis 180 metros – e é onde está localizada a nascente do famoso Rio São Francisco. Se você está cansado da vida urbana e quer sentir a natureza pura, viva e suntuosa, não pode deixar de visitar esse parque, que é um verdadeiro orgulho nacional.

5. Os fãs de trekking têm muita atividade
É claro que na belíssima região de terrenos acidentados opções de trilhas não faltam. E a trilha do sol é, sem dúvidas, um dos lugares mais especiais de Capitólio: os caminhos bem sinalizados são preenchidos por belas vegetações e algumas quedas d’águas, a mais famosa delas é a Cachoeira do Grito.

6. Admire-se com o Balneário Escarpas do Lago
O Balneário escarpas do Lago possui uma enorme marina fluvial, considerada a maior da América Latina. Os passeios de lanchas pela límpida praia de água doce entre os cânions de Capitólio são imperdíveis. Nessa região há centenas de casas de veraneio, lindas e luxuosas.

7. Divirta-se na trilha dos macacos
Como o próprio nome sugere, na trilha há vários macacos pendurados em galhos de árvores e outros bichos como preás, gambás, lontras e uma infinidade de borboletas e pássaros. É super divertido curtir uma trilha – ou mesmo fazer um passeio de leve com as crianças – pela mata preservada, onde a vida animal dá o ar da graça.

8. A Cascata Eco Parque tem muito a oferecer
Situado próximo à BR MG050, o Cascata Eco Parque é outro show de belezas naturais de Capitólio, mas é válido ficar atento ao ponto alto da atração: uma trilha em que na ida o visitante passa por cima de cachoeiras e, na volta, por dentro delas e por irresistíveis piscinas naturais. Imagina como são bons esses banhos refrescantes em dias bem ensolarados!

9. Tome um banho delicioso na Cachoeira do Lobo
Localizada na área da pousada e camping do Lobo, a cachoeira tem cerca de 15 metros de altura e a água é verdinha. Há uma cobrança de 10 reais por pessoa para acessá-la e o valor é utilizado para a manutenção e preservação da área.

10. A culinária local é divina
Relacionar Minas Gerais com comidas deliciosas é um algo comum, pois quem já visitou o estado sabe que é um dos principais centros gastronômicos do país. É claro que a culinária de Capitólio é incrível e, depois de tantos passeios, você não pode deixar de apreciar deliciosos pratos à base de peixe nos diferentes restaurantes da cidade.


Conceição Pacheco é jornalista, estudante da Unicamp, e uma mulher apaixonada por viagens! Ela assina a coluna Dicas de Viagem, onde compartilhará suas experiências nos mochilões pelo Brasil e Europa.