Aluna de Itatiba ganha Prêmio de Olimpíada de Matemática

Na última quinta-feira, 10 de novembro, o Auditório da Astra S/A Indústria e Comércio em Jundiaí ficou pequeno para receber os melhores colocados na 22ª edição da Olimpíada Estudantil Astra de Matemática.

Voltada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a Olimpíada de 2017 contou com a participação de 9.673 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de 127 escolas da região de Jundiaí.

Entre os vencedores, detaque para a aluna Karolina Oliveira da EMEB Profª. Sônia Rita Penteado Aguiar Santos, que conquistou o primeiro lugar entre os estudantes das escolas públicas.

A cerimônia de premiação reuniu os dez primeiros colocados em cada categoria. A Karolina e os demais classificados em 1º e 2º lugares receberam como premiação um notebook e uma impressora, e a escola às quais pertencem também foram contempladas com um computador e uma impressora. Os alunos que ficaram em 3º e 4º lugares, ganharam um tablet e os que terminaram entre o 5º e 10º lugares em cada categoria, receberam uma calculadora científica.

Acompanhada pelos pais Arlei e Leonilda Oliveira, Karolina recebeu o prêmio das mãos do Secretário da Educação de Itatiba, Anderson Sanfins. “Eu estudei bastante, me esforcei demais, tive muito apoio da escola, dos professores, mas o primeiro lugar eu não esperava”, comemorou sem conseguir esconder a felicidade pela conquista. “Estou muito, muito feliz com o resultado, e só tenho a agradecer a todos que me apoiaram”.

“Eu sinto que a minha missão foi cumprida pela realização do trabalho, por ter acreditado na aluna”, afirmou Eder Carlos Pagani, professor de matemática na EMEB Profª. Sônia Rita Penteado Aguiar Santos. “A aluna fez a diferença, porque o aluno faz a diferença! Quando o estudante quer, o professor tem vontade, compromisso, o sucesso com certeza vem”, completou.

Emocionada, Maria Aparecida Vieira de Oliveira, diretora da EMEB, elogiou a dedicação de toda a equipe. “É muito importante esse prêmio, porque nós trabalhamos com seriedade, é uma escola que tem disciplina, a construção da aprendizagem, o feijão com arroz, o dia a dia é muito valorizado”, afirmou. “Nós trabalhamos com letramento em programação, essa conquista do primeiro lugar por uma aluna da nossa escola, além de nos trazer muito orgulho, ainda nos propiciou mais um computador”, completou.

O Secretário da Educação Anderson Sanfins fez questão de participar pessoalmente da premiação. “É uma satisfação enorme para Itatiba ter uma aluna bem colocada em uma olimpíada tão disputada”, comemorou. “Para a rede municipal de ensino é uma honra ser recompensada pela dedicação de diretores, professores e dos próprios alunos. Estão todos de parabéns!”, finalizou.

A Olimpíada

A Olimpíada Estudantil Astra de Matemática foi criada 1996 e tem como objetivo estimular o ensino e o estudo no campo da matemática, incentivar o entrosamento entre Escola – Empresa e a interação entre professores de diferentes escolas. Destina-se a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em estabelecimento de ensino da rede municipal, estadual ou do ensino privado, e conta com a colaboração da Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí.