JUNDIAÍ

Prefeitura vacinou 263 mil pessoas em Jundiaí

O balanço divulgado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da campanha de vacinação contra febre amarela, – até a última ação – realizada no sábado (4), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – aponta a imunização de 263.709 mil pessoas, somente neste ano. O montante – somado à estimativa de mais 100 mil pessoas já imunizadas em anos anteriores – totaliza 89% da população jundiaiense (409.497, segundo Censo IBGE 2017) imune à doença. Para esta semana a vacina permanece disponível em todas as UBSs durante horário normal de atendimento, e, nas quatro unidades com funcionamento em horário ampliado.

A campanha foi motivo de elogio para a administração do prefeito Luiz Fernando Machado, que recebeu ligação do Secretário de Estado da Saúde, David Uip, sobre o trabalho realizado em toda a cidade. “Jundiaí é exemplo para outras cidades do Estado, segundo o Secretário de Saúde. Somente com o trabalho em equipe e o esforço de todas as unidades, que cederam pessoas para auxiliar na força-tarefa do Posto Avançado do Parque da Uva, esse resultado foi alcançado”, salientou o Chefe do Executivo, durante reunião com servidores da UGPS, na semana passada.

Jundiaí não registra suspeitas ou casos confirmados de febre amarela em humanos. Entre os 190 macacos encontrados mortos na cidade, 58 tiveram a confirmação de febre amarela, 35 foram negativos, 39 aguardam resultados e 58 foram classificados como inadequados para análise. As ações das equipes de monitoramento de campo continuam, com a orientação aos moradores com relação aos riscos dos criadouros de mosquitos aedes aegypti, que em meio urbano, são os responsáveis pela transmissão da doença.

Todas as UBSs ofertam, desde segunda-feira (6), no mínimo 100 doses por dia, exceto o Posto de Saúde da Família (PSF) Vila Esperança. O atendimento para livre demanda, até 20h, será nas UBS Agapeama, Hortolândia e Tamoio. A UBS Novo Horizonte atende até 19h30.