Vítima da febre amarela morava na divisa Jundiaí-Itatiba

A primeira pessoa que morreu da febre amarela na região residia na divisa do Parque da Fazenda, em Itatiba, com o bairro do Champirra (região do Mato Dentro e Rio Acima), em Jundiaí.

Exatamente nessa área a Prefeitura de Jundiaí identificou as primeiras mortes de macacos e iniciou trabalho de vacinação de casa em casa. O morador do Parque da Fazenda tinha 76 anos.

O leitor Cassiano Portella disse que seu pai vinha sendo tratado como pneumonia. A família resolveu levá-lo para a Unicamp, onde foi constatada a febre amarela.

Ele questionou quantos pessoas podem ter morrido na região, com diagnóstico errado.

A vacina, que está disponível gratuitamente, tem indicação para toda a população, acima de 9 meses de idade e sem restrições medicamentosas.

Quem pode tomar a vacina?

Crianças a partir de 9 meses até idosos.

Quem toma remédios não pode tomar a vacina?

Somente há restrições para quem toma medicamentos imunossupressores, quimioterapia e alguns corticoides. Basta passar pela triagem em alguma UBS ou no posto do Parque da Uva para detalhar a situação. Alérgicos a ovo não podem tomar a vacina.

Grávidas, lactantes ou crianças debilitadas podem se vacinar?

A orientação é passar pela triagem na UBS para saber se é possível se vacinar.

Quais documentos devo levar?

Basta levar um documento com foto para se vacinar (não é necessária apresentação da carteira de vacinação).

Tomei a vacina. Já estou protegido imediatamente?

Não. A vacina demora até 10 dias para proteger o organismo.

Já tomei a vacina. Devo me imunizar novamente?

Se existe a comprovação por carteira de vacinação ou comprovante de dose, não existe a necessidade de nova imunização. Apenas em casos em que não exista a documentação da dose. A normatização foi definida pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.

A Febre Amarela é transmissível de pessoa para pessoa?

Não. A febre amarela silvestre é transmitida por picada de mosquitos (HaemagogusSabethes ou Aedes Aegipty).

A Febre Amarela mata humanos?

Não há casos de pessoas suspeitas ou mortas pela febre amarela em Jundiaí. Mas a doença é grave. Em casos de pessoas com comorbidades, a taxa de mortalidade é de 50%.

Há reações?

A vacina contra febre amarela, assim como qualquer outra vacina, é passível de reação como febre e mal estar. Porém, a cidade, por ser área de risco de contaminação, tem a indicação para vacinação de toda a população a partir dos 9 meses.

A vacina tem custo?

A vacina é gratuita na rede de Unidades Básicas de Saúde ou no posto montado no Parque da Uva. Nas clínicas particulares, é necessário ligar para consultar a disponibilidade.

Moro em outra cidade. Posso me vacinar em Jundiaí?

Somente há indicação de vacina para as pessoas que residem ou que trabalham em Jundiaí.