Olimpíada de Redação terá divulgação dos vencedores nesta sexta

Os 25 autores dos textos selecionados na 13ª Olimpíada de Redação, promovida pela Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, serão conhecidos nesta sexta-feira (29), em cerimônia aberta ao público, às 19h30, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva). Neste ano, o tema central do concurso foi inspirado na frase de Steve Jobs: “Quero deixar uma marca no Universo”.

A edição contou com a participação 2730 pessoas. A categoria com o maior número de inscritos foi a infantil, com 874 trabalhos, seguida da mirim, com 691, e da pré-mirim, com 404 textos enviados. Além disso, 377 participantes se inscreveram na categoria juvenil e 384 na categoria adulto.

Uma comissão, formada por cinco membros especialistas nas áreas de educação e literatura, foi designada para avaliar os trabalhos. Foram selecionadas cinco redações por categoria. Os ganhadores receberão prêmios em dinheiro e os valores vão de R$ 2, 5 mil para o primeiro colocado de cada categoria a R$ 1, 3 mil para o quinto colocado de cada grupo.

“Recebemos inscrições de pessoas de cinco regiões do país, o que é importante e gratificante. A Olimpíada de Redação é um concurso consagrado na cidade e que, a cada ano, está se aperfeiçoando. Aguardamos o público, nesta sexta-feira, para juntos conhecermos os 25 premiados”, convida a diretora do Departamento de Fomento à Leitura e Literatura da Unidade de Gestão de Educação, Rosana Branco, responsável pela Nelson Foot.

Atrações culturais

Além de conhecer os vencedores, a noite será repleta de atrações culturais, promovidas em parceria pela Unidade de Gestão de Cultura. Se apresentam o Coral Municipal de Jundiaí, sob regência de Vastí Atique, e os contadores de história Helena Ritto e Jonathan Faria do Programa Quintal da Cultura. O Comitê de Jovens do Movimento Consciência ativa da biblioteca recepcionará os visitantes e aproveitará para informar à população os serviços disponíveis na Nelson Foot.

Também haverá disponível, no Parque da Uva, espaço para selfies com interação e poesia, e opções de gastronomia do Varejão Noturno.

O Parque da Uva fica na avenida Jundiaí, s/n. A entrada é gratuita.