Jundiaí recebe 3ª Festa de Histórias

O encontro “Festa de Histórias” é idealizado pela Cia na Ponta da Língua e realizado em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí. A terceira edição do evento acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro de 2017 na Sala dos Relógios no Complexo Fepasa, com o objetivo de resgatar e difundir a arte de contar histórias e promover debates de qualidade sobre o oficio do contador de histórias nos mais distintos ambientes.

Em suas primeiras edições, em 2011 e 2013, o encontro Festa de Histórias trouxe a Jundiaí grande e importantes nomes da arte da narrativa como o ator e contador de histórias João Acaiabe (Tio Barnabé), Cia Opera na Mala, Giba Pedrosa, Kelly Orasi, Paulo Freire entre outros, trazendo ao encontro deferentes oficinas, debates e espetáculos premiados, além de incentivar e apoiar artistas locais.

O Encontro tem como foco nesta edição o debate sobre a importância das histórias nas relações humanas e seus benefícios dentro do ambiente familiar e educacional. Para 2017 escolhemos o tema ‘’A casa é nossa’’.

Uma casa é feita de alicerces, tijolos, cal e memórias e deve ser muito mais que um lugar seguro para morar. Uma casa é preenchida por objetos necessários para o dia-a-dia, mas também deve ser preenchida por músicas, brincadeiras, palavras de afeto, cheirinho de café, gargalhadas… é um lugar para verdadeiramente habitar.

As lembranças construídas dentro de um lar vêm das histórias vividas e contadas ali, das alegria e tristezas, do afeto, da luta diária, das lições aprendidas de coisas que vem do coração e da alma. E assim as histórias fazem parte do nosso cotidiano, construindo um elo de afeto, criando lembranças.

Ouvir histórias é se permitir conhecer um pouco mais daquele que lhe conta. Contar e recontar histórias de família é possibilitar a ressignificação das lembranças, é unir o passado ao presente, é abrir uma fenda no tempo, parar o relógio, viajar sem sair do lugar. Falar de histórias afetivas é falar de si, de qual é o nosso papel no mundo e do porque estamos aqui. Por isso o 3º Festa de Histórias vem propor a reflexão das histórias de família, da importância deste elo de amor e confiança que é construído a partir das palavras.