Orquestra Municipal faz concerto com literatura no Polytheama

O concerto gratuito de setembro da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) no Teatro Polytheama será realizado neste sábado (16) e trará como novidade os comentários do professor Douglas Tufano, convidado para traçar os paralelos entre Música e a Literatura ao longo da História, estilo e tendências do programa.

Sob a regência da maestrina Cláudia Feres, espetáculo começa às 20h e trará também como participante especial como solista o músico Thiago Hessel, no contrabaixo. O programa começa com a “Suíte Antiga” do compositor pernambucano e pai do nacionalismo na música brasileira de concerto Alberto Nepomuceno.

Na sequência, o programa executa o “Preludio” da Bachiana nº 4 para homenagear os 130 anos do nascimento de Heitor Villa-Lobos e a obra “Preludio e Fuga para Pixinguinha” para homenagear os 120 anos de nascimento de Pixinguinha, agradecendo o violinista, compositor, arranjado e ex-integrante da OMJ Kleberson Buzo, que a compôs e permitiu sua execução pela Orquestra.

De Tom Jobim a OMJ faz “O Homem”, parte da “Sinfonia da Alvorada”, escrita originalmente para ser executada na cerimônia de inauguração de Brasília, e, em seguida, será feita a execução do “Poema IV” para contrabaixo e cordas do celebrado compositor Marlos Nobre, da qual participará como solista o chefe de contrabaixos da OMJ, Thiago Hessel.

O encerramento do programa ficará por conta de “Três Peças Nordestinas”, do Clóvis Pereira, artista que participou ativamente do Movimento Armorial a convite de Ariano Suassuna.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, e os telefones para contato são (11) 4586-2472 e 4522-0770. A distribuição dos ingressos para o concerto começa nesta sexta-feira (15), das 13h das 17h, e continua no sábado (16), das 14h até o início da apresentação.

A agenda cultural completa da cidade pode ser consultada no Aplicativo Jundiaí, ferramenta que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura, e fica disponível para ser baixado no site.