UBS do Caxambu recebe melhorias com ação de moradores

Nem o desemprego e a crise financeira do país fizeram seu Milton Luiz, 74 anos, ficar em casa reclamando dos tempos difíceis. Com a colaboração da Associação dos Moradores do Bairro da Colônia, ele decidiu arregaçar as mangas e, sozinho, pintou a sala de reunião e parte dos corredores da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

“Cuidar dos espaços públicos deveria ser o nosso papel enquanto cidadão participativo. Não podemos simplesmente delegar toda a responsabilidade ao Pode Público, porque também somos responsáveis pela sua conservação”, defende Milton que já ocupou a presidência da Associação dos Moradores e compõe o Conselho Gestor da UBS.

Esta não é a primeira vez que ações com a ajuda da população resultam em melhorias para o atendimento da UBS. Recentemente, todas as tesouras utilizadas para retirada dos pontos foram levadas para amolar e um projeto de jardinagem deve garantir o corte do mato e o paisagismo na área externa do equipamento público.

Para a gerente da UBS, Marilu Rocha, o resultado de ações como a de seu Milton reflete no acolhimento aos usuários e no atendimento prestado. “Felizmente, as pessoas têm entendido que o cuidado ao espaço público deve ser compartilhado. Nós, enquanto servidores da Saúde, somos gratos por este reconhecimento das pessoas e felizes por chegar a uma UBS que foi transformada, apesar das adversidades”, descreve.

Já para o seu Milton, que até bem pouco tempo atrás possuía convênio médico e hoje é usuário da UBS do Caxambú, só resta acreditar que a sua ação sirva de inspiração para outras iniciativas capazes de transformar, não apenas o posto de saúde, mas o parque e a escola. “Não há mais tempo só para reclamar. Cada um pode fazer a sua parte e tornar o que é público melhor”, finaliza.

%d blogueiros gostam disto: