São Vicente usa microcirurgia para reimplante de dedo

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo realizou recentemente uma microcirurgia para reimplante de dedo da mão de um paciente. “A cirurgia foi realizada no dia 12 de julho. O paciente trabalha no serviço de manutenção de escola e durante o manuseio de uma serra elétrica, acidentou-se atingindo a mão, causando a amputação do polegar. Após perceber o ocorrido, o paciente foi socorrido e transportado ao hospital com o dedo”, explica Dr. Helton Hirata, Microcirurgião da equipe de ortopedia do Hospital São Vicente.

Dr. Hirata explicou que em caso como este, a equipe responsável pela cirurgia sempre avalia as condições do paciente, levando em consideração o tipo de amputação, a condição física, etc. “Nem todas as amputações de dedos são reimplantáveis, também existem situações onde se prevê seqüelas grotescas e antifuncionais, caso se tente o reimplante. Portanto uma discussão dos riscos, benefícios e complicações do tipo de tratamento deve ser abordada com o paciente. Nesse caso de paciente jovem, o dedo amputado foi o polegar e o corte por serra foram as condições favoráveis para indicação de reimplante”, conta Dr. Hirata

A cirurgia é complexa. “Conseguimos além do religamento ou anastomose microcirúrgico das artérias, veias e nervos, reconstruímos também as demais estruturas: óssea, tendinosa (flexora e extensora), ligamento e musculatura tenar. Por isso existe uma grande expectativa quanto ao resultado satisfatório, tanto estético como funcional”, relata Dr. Hirata.

“Esta foi a primeira vez que realizamos esse tipo de cirurgia no Hospital São Vicente, com duração de 7 horas. Dificuldades estruturais, tanto de materiais quanto de equipes preparados para a rotina microcirúrgica, existem. Esse caso em especial, a motivação de todos os grupos: administrativa, enfermagem, limpeza, ortopedistas e residentes foram cruciais para sucesso da cirurgia”, finaliza o médico.