DAE faz análise em 1500 casas do Tulipas

A DAE Jundiaí começa, nesta segunda-feira (7), um teste de tinta no Jardim Tulipas. O objetivo é identificar infiltrações e irregularidades nas redes e ligações de esgoto. No total, 1500 casas, de 26 ruas, serão visitadas por técnicos da empresa Argec Engenharia e Construções, sob coordenação da DAE. O serviço é gratuito e será realizado entre segunda e sexta-feira, das 8 às 17h30.

O teste de tinta consiste no lançamento de uma solução com corante à base de água em calhas, condutores de telhados e ralos que recebem águas de chuvas, para verificação do destino dessas águas. Se a solução sair em algum ponto na rua, a céu aberto ou mesmo em alguma galeria de águas pluviais, é porque as instalações estão adequadas. Caso a solução seja encontrada na rede de esgoto, há a possibilidade de as instalações estarem inadequadas ou com defeito.

Como a vistoria precisa ser detalhada, é necessário que a equipe entre em cada casa, comércio ou construção nas ruas do bairro. As vistorias serão realizadas somente em áreas externas como garagens, quintais e ao longo da rua, à procura de sinais de tinta.

Os imóveis que apresentarem ligações irregulares serão notificados pela DAE e os proprietários serão orientados sobre a solução do problema.

O teste é importante porque, caso a rede de águas pluviais seja ligada à rede de esgoto, pode haver uma sobrecarga no volume do material coletado, levando à obstrução da tubulação e ao extravasamento de esgoto. Já se o esgoto for ligado à rede de águas pluviais, o mesmo será encaminhado aos córregos da cidade sem o devido tratamento.

Segurança

Os técnicos da empresa Argec Engenharia e Construções estarão identificados e usarão uniforme e crachá. Ainda assim, os moradores podem checar, pelo Fale Conosco (0800 133 155), o nome do funcionário, para que se sintam mais seguros. A ligação é gratuita.

Confira as ruas que receberão o teste:

· Rua Augusto Gargan

· Rua Vandir Ceccato

· Rua Domingos Jahnel

· Rua João Cotarelli

· Rua Arnando Odair Scrico

· Rua Irany Aparecida Costa

· Rua Wilma Maria Chiaramonte Guedes

· Rua Carolina Accorsi Leopardi

· Rua Vereador Pedro Ribeiro

· Rua Jesuíno Menegatti

· Av. Marginal Jardim Tulipas

· Av. Adelino Martins (a partir do nº 1132)

· Rua Custódia do Nascimento Aguirre

· Rua Armando Malite

· Rua Vereador Antonio Sacramoni

· Rua Occilio Ritoni

· Ruas 1 e 2 – Chácara Santa Maria

· Avenida Daniel Pellizari

· Rua Pastor Evangelista Lauro Bernardino da Silveira

· Rua Pastor Pedro Vitorino de Almeida

· Rua Pastor Pedro Alcântara de Almeida

· Rua Diácono Manoel Albino Pereira

· Rua Cyro Ferraz Coelho (a partir do nº 374)

· Rua Alberto Segala

· Rua 5 – Condomínio Pelizzari