Cultura abre inscrições para exposições na Galeria de Arte

As inscrições gratuitas para concurso de projetos de exposição na Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani foram abertas nesta quarta-feira (2), pelo programa de Artes Visuais 2017. Serão selecionados dois projetos inéditos na cidade e de livre temática em arte contemporânea, podendo ser individuais, coletivas ou curadorias, que devem se inscrever até 18 de setembro. Cada exposição escolhida recebe a título de premiação R$ 6 mil.

As exposições selecionadas devem durar 25 dias, com adicionais de dois dias para montagem, dois para manutenção e outros dois para desmontagem. A ordem e as datas das exposições serão definidas após divulgação dos resultados, através do Departamento de Teatros. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto.

A inscrição pode ser feita pessoalmente ou pelos Correios (nesse caso, via Sedex, o envelope deve contar a identificação: Exposição de Artes Visuais 2017 – Ocupação da Galeria A/C da Diretoria do Departamento de Teatros e o nome do artista) no Departamento de Teatros, que fica na rua Barão de Jundiaí, 202, Centro, Jundiaí, CEP 13.201-010. A documentação especificada no edital do concurso nº 02/2017, na página 13 da edição 4295 da Imprensa Oficial de 2 de agosto, deve ser separada em dois envelopes. Em um deles deve haver a ficha de inscrição, cópia de documentos, certidão negativa de débitos e comprovante de endereço. Em outro envelope devem estar o projeto de exposição, memorial descritivo, portfólio, currículo artístico, proposta de contrapartida, termo de compromisso e CD ou DVD com os arquivos de audiovisual. O Departamento de Teatros funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A seleção será em duas etapas. A primeira é de análise de documentação, que será seguida pela publicação na Imprensa Oficial da relação de inscritos habilitados. Já a segunda etapa é de avaliação da Comissão Especial de Julgamento, composta de três profissionais notoriamente reconhecidos das Artes Visuais, que irão analisar os habilitados nos critérios: relevância do projeto no escopo da Galeria e da programação cultural do município, desenvolvimento da linguagem artística, viabilidade técnica, clareza e coerência, originalidade, inovação e criatividade, relevância estética e conceitual, adequação ao ambiente da Galeria e currículo dos artistas. Após a seleção, resultado final com notas também será divulgado via Imprensa Oficial e no site da Cultura.

O programa de Artes Visuais visa fomentar, promover e difundir a produção artística e o intercâmbio de ideias no campo das artes visuais, e é organizado pela Fundação Casa da Cultura e Esporte, pelo Departamento de Teatros da Unidade de Cultura, e apoio da Câmara Setorial de Artes Visuais e do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Não podem se inscrever membros da comissão organizadora (servidores da Diretoria de Teatros e integrantes da Câmara e do Conselho) e da Comissão Especial de Julgamento.

A Galeria de Arte é anexa ao Teatro Polytheama, na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, e funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Em dias de semana, a Galeria acompanha a programação do teatro e permanece aberta até o início do espetáculo.

A agenda cultural completa da cidade pode ser consultada no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso das pessoas aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone.

%d blogueiros gostam disto: