Bill Gates investe em projeto da Biblioteca

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot é uma das 92 bibliotecas do país selecionadas para participar do Programa Conecta Biblioteca, promovido pelas instituições internacionais Bill & Melinda Gates Foundation e Caravan Studio, que visa aproximar a comunidade e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente os jovens. No próximo dia 8, um encontro será promovido para apresentação da iniciativa e para a formação de um comitê para desenvolver o programa em Jundiaí.

As instituições ofertaram formações para os profissionais das bibliotecas, com diversos temas, a fim de auxiliar na montagem das estratégias para atrair novos visitantes. Na Nelson Foot, agora, a ideia é montar uma comissão com jovens entre 16 e 23 anos para desenvolver junto com eles ações de fomento à leitura, de valorização da biblioteca e de desenvolvimento pessoal e profissional, que consequentemente ajudarão a aumentar a quantidade de usuários.

“Será um grupo de jovens voluntários que vai contribuir na montagem de uma pesquisa e para que saibamos como esse público pensa. A partir desse levantamento, o qual será feito em diversos pontos do município, criaremos ações para atraí-los para dentro da nossa biblioteca, aumentando, por exemplo, em 10% a quantidade de empréstimos as pessoas de 14 a 29 anos e em 20% a frequência do público jovem”, explica a bibliotecária Michele Bueno Santana.

O comitê está aberto a todos os jovens entre 16 e 23 anos que queiram contribuir. O primeiro encontro, no dia 8, será às 9h30, na Biblioteca. Depois, mais três reuniões serão agendadas, sempre aos sábados, para discutir o conceito de pertencimento e comunidade, criar um slogan e um nome para o grupo, além de definir o cronograma para aplicação do questionário onde há concentração de pessoas na faixa etária de 14 a 29 anos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4527-2110. A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot é um órgão da Unidade de Gestão de Educação e fica no Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

%d blogueiros gostam disto: