Itatiba investe nos Bombeiros e Guarda Municipal

Com objetivo de fortalecer e qualificar o trabalho dos setores de segurança pública, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, tem investido na aquisição de maquinário, uniformes e treinamento ao Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, desde o início do ano.

A equipe de Bombeiros recebeu macas para transporte de vítimas/pacientes, uma máquina motosserra e uma abrasiva, que realiza o corte e raspagem de superfícies metálicas e de concreto. Também é um novo equipamento da corporação uma máquina de soprador costal, utilizada para varrição em mato, terreno e fogo – especialmente útil no período de estiagem, quando as queimadas são mais frequentes. A corporação também receberá novos uniformes de aproximação de combate a incêndio.

O prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira comentou sobre a importância do investimento nas forças de segurança do município. “É fundamental que o GM e o Bombeiro estejam bem equipados e treinados para poderem desempenhar seu trabalho com maior segurança e qualidade. Estamos investindo gradativamente nessa área, dentro das possibilidades do município”, comentou.

Já a Guarda Municipal foi beneficiada com a compra de novos rádios comunicadores digitais. A ferramenta será fundamental na comunicação da corporação, sendo superior ao sistema analógico em uso hoje.

As vantagens dos rádios digitais incluem monitorar a posição via GPS, tanto dos rádios das viaturas quanto dos rádios de mão e gravar as conversações. As mensagens são criptogradas (tornando a comunicação mais segura) e o som é limpo e sem chiados.

Além disso, a Prefeitura está concluindo a recuperação de uma viatura que havia sofrido um acidente durante uma operação em 2016. O veículo, modelo Renault Duster, passou por reparos de funilaria e da estrutura, avariada no impacto do acidente. Ainda restam os últimos ajustes de elétrica e mecânica para possibilitar a volta, em breve, das patrulhas.

TREINAMENTOS
A Polícia Militar promoveu um treinamento de aproximação e integração com helicóptero na base do Águia, em Campinas. Na aula, membros da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros receberam orientações de como agir em conjunto com a aeronave numa operação de captura ou resgate.

“A maior integração com a Polícia Militar e a Polícia Civil tem sido um diferencial nesse ano e já conseguimos perceber alguns frutos. Esse treinamento com o Águia, tanto para a Guarda quanto pra os Bombeiros, foi mais um passo nesse sentido. Há muito trabalho a ser feito ainda, investir cada vez mais no aperfeiçoamento técnico e no atendimento ao cidadão”, afirmou o Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, João Maioli.

%d blogueiros gostam disto: