Jovens de Louveira viram vereadores por um dia

Adolescentes estudantes do Senac tornaram-se vereadores e puderam apresentar suas propostas para a cidade em sessão simulada realizada pela Câmara de Louveira na tarde de quinta-feira, 1 de junho.

O programa Vereador Por Um Dia, instituído por meio de Resolução 10/2011, possibilita que os jovens participem ativamente do processo democrático eleitoral e de todo o procedimento do funcionamento de uma sessão legislativa.

Para participarem do progama, os alunos de duas turmas do Senac, com aproximadamente 60 estudantes, se deslocaram até a Câmara no início de maio para conhecerem o funcionamento da Casa e o papel do vereador. Uma semana depois, os servidores da Câmara foram até o Senac explicar as diferenças existentes entre os diversos tipos de proposituras, como projetos de Lei, Moções, Requerimentos e Indicações. Durante esse período, alunos se candidataram às 13 vagas de vereadores e foram eleitos entre eles.

Nesta quinta foi realizada a sessão do programa. O presidente da Casa, vereador Marquinhos do Leite (PTB) abriu a sessão oficialmente, instalando o programa Vereador por Um Dia e chamando os jovens vereadores eleitos, que ocuparam seus lugares.

A primeira sessão foi de eleição do presidente e da Mesa Diretora. Logo após, abriu-se a sessão realizada nos mesmos moldes e seguindo o Regimento Interno da Câmara de Louveira e, para isso, os jovens contaram com o assessoramento técnico-jurídico. Além do presidente, também prestigiaram o evento o presidente vereador Marquinhos do Leite (PTB) e os vereadores Helinho (PTB), Leandro Lourençon (PSDB), Nildo do Redenção (PPS), Rodrigão (PSD) e Priscilla Finamore (PRB).

Os vereadores eleitos foram: Giovana Gomes Cruz Silva, Glória Maria Schelotag Silva, Irineu da Silva Costa Junior, Laura Grabryelly Costa Teles, Laura Lourençon, Lucas Nascimento Teixeira, Ludmila Andrade Marques de Oliveira, Maria Riqueli Ferreira de Lima, Paloma Martins Magalhães da Silva, Paulo Sergio Ferreira dos Santos Junior, Victor de Paula Souza, Wéllington Michel Corrêa e William Almeida Amaro

%d blogueiros gostam disto: