Justiça determina cassação do prefeito Marcão de Itupeva

O juiz eleitoral, doutor Márcio Estevan Fernandes, determinou a cassação do diploma de prefeito de Marcão Marchi e de seu vice, Alexandre Mustafá, nesta terça-feira (30). O motivo segundo despacho do magistrado é o suposto patrocínio, durante as eleições, do jornal “Gazeta de Itupeva”.

Se confirmada a decisão em instâncias superiores, Marcão e Mustafá ficam proibidos de se candidatarem a cargos públicos pelos próximos oito anos. Na região de Jundiaí já tiveram mandatos cassados e recorreram às instâncias superiores os prefeitos de Louveira, Júnior Finamore e Paula Ribas Andrade (quatro vezes).

Na denúncia feita pela coligação que apoiou o ex-prefeito Ricardo Bocalon, durante as eleições de outubro do ano passado, Marcão seria o financiador do jornal que atacava sua administração.

O juiz Márcio Estevan Fernandes disse em relação ao jornal: “é nítido que suas reportagens são ao menos hostis ao candidato à reeleição e, ao mesmo tempo, indicam Marco Antônio Marchi como alternativa vantajosa para assunção ao poder local”.

Resposta do prefeito

Diante da divulgação de sentença, pelo Juízo Eleitoral de Jundiaí, julgando procedente ação de investigação judicial promovida contra o prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, e contra o vice-prefeito, Alexandre Mustafá, temos a esclarecer:

Recebemos com surpresa a referida decisão judicial, que absolutamente não corresponde à realidade dos fatos ocorridos durante a eleição municipal de Itupeva, e será objeto do recurso cabível, a ser examinado pelas instâncias superiores da Justiça Eleitoral;

É importante ressaltar que a decisão assim proferida não contou com o apoio do Ministério Público Eleitoral, que se manifestou pela extinção da ação, por reconhecer que as alegações dos autores não retratam fatos capazes de por em dúvida a eleição;

O prefeito Marcão Marchi manifesta a todos os itupevenses que recebe com tranquilidade a decisão judicial e aguarda com serenidade que seja reexaminada e reformada pelas autoridades do Poder Judiciário Eleitoral;

Continua em marcha a atual administração municipal, na busca por reconstruir o município, recuperando as finanças e melhorando sempre a qualidade das obras e serviços postos à disposição dos munícipes de Itupeva.