Procon orienta consumidores a reclamarem por site

Em palestra na Associação Comercial de Jundiaí, a coordenadora do Procon, Gabriela Ribas Glinternik, orientou consumidores e comerciantes a fazerem cadastro na plataforma digital “Consumidor.gov.br”. Esta ferramenta permite relacionamento entre empresas e seus clientes e ajuda a resolver problemas de forma simples e gratuita.

O “Consumidor.gov.br” é uma plataforma digital criada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2014 e permite a comunicação direta, evitando disputas e processos judiciais.

O cadastro é feito de maneira rápida e sem burocracias. “Algumas empresas acham que fazendo parte da plataforma estão abrindo uma porta para reclamações”, diz Gabriela. “Mas com a popularidade das mídias sociais, esta porta já está aberta faz tempo e muitas vezes o empresário nem tem controle dos conflitos de consumo via internet. Esta plataforma é um canal que dá a ele este controle para resolver o problema do consumidor.”

Gabriela ressalta que para as empresas, aderir a esse sistema público representa um claro sinal de respeito aos consumidores.

Depois de feito o cadastro na plataforma, o único compromisso que o empresário tem é entrar no site com frequência, para ver se há ou não alguma postagem sobre sua empresa.

Gabriela observa que o portal não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento.

Desde sua entrada em operação, o portal já recebeu quase 600 mil reclamações.

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