Luiz Fernando anuncia volta da merenda saudável

Uma visita técnica de gestores da Prefeitura de Jundiaí foi realizada, nesta quarta-feira (05), à horta do Projeto Vale Verde, localizada na ETEC Benedito Storani. Os esforços das Unidades de Gestão de Educação e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo estão sendo dedicados no sentido de garantir a utilização total daquela área, para atender à merenda escolar com produtos saudáveis. “Hoje, apenas 20% da capacidade do Vale Verde é utilizada”, afirmou o gestor de Educação, Oswaldo Fernandes. “Sairemos de uma baixa produção para atingir 100%”, destacou ele.

Segundo o prefeito Luiz Fernando Machado, com a reestruturação, será possível fazer a distribuição de verduras orgânicas para todas as unidades de ensino, desde às creches, passando pelas escolas em tempo integral e de meio período, além das escolas estaduais. “A quantidade será suficiente para ser distribuída em 192 escolas”, garantiu o prefeito.

A visita também foi acompanhada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado.

Apesar da grande área – 35 mil metros quadrados, o Vale Verde carece de investimentos em sua infraestrutura. Equipamentos para processamento de verduras e legumes e caminhões refrigerados, de modo a assegurar a qualidade dos produtos transportados, serão considerados no projeto para reestruturação do espaço.

Durante a visita, o gestor de Agronegócio, Eduardo Alvarez, destacou os processos benéficos para o sistema municipal. “Vamos aumentar a produção de produtos orgânicos, as crianças vão poder aprender muito sobre a produção dos alimentos. Outro exemplo são as finalidades ambientais”, disse ele.

O projeto “Vale Verde” foi criado em 1997 com a filosofia de melhorar a qualidade de vida dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, por meio de uma alimentação mais natural, isenta de agrotóxicos, evitando também agressões à natureza humana e ambiental.