Vereadores de Jarinu fazem 39 pedidos

A primeira sessão dos vereadores na Câmara de Jarinu ocorreu na noite de terça-feira (dia 07), e durou três horas. Os vereadores apresentaram 39 indicações e votaram seis requerimentos.

Na primeira parte da sessão, o Expediente, vereadores usaram a palavra para justificar seus pedidos junto aos órgãos públicos pertinentes.

O primeiro a falar foi o vereador Chikinho Lava Car – PPS, sobre instalação de academia ao ar livre no Bairro Explanada; Implantação de um dispositivo que reduza a velocidade na Rodovia Edgard Máximo Zamboto, no acesso à entrada do Conjunto Habitacional Nicola Tafarelo; Instalação de Iluminação Pública no Trevo do Maracanã; Sinalização de trânsito adequada nos cruzamentos da Rua João Pessoa com Rua Independência, Rua João Pessoa com Rua Arthur Bernardes, Rua João Pessoa com Rua Juvenal Lopes de Camargo. Todas na área central de Jarinu e o retorno de eventos e peças teatrais da Companhia de Teatro do município.

Em seguida o vereador Everton Lorencini – PC do B, falou sobre seu pedido de instalação de uma Farmácia 24 horas dentro da Unidade Mista de Saúde Jacob Conti. O vereador também pediu a retomada das obras do prédio que deve abrigar uma unidade educacional do SENAI; A criação de um espaço para a prática de Artes Marciais Mistas no centro da cidade, no Bairro Maracanã, Bairro Nova Trieste e no Bairro Vila Primavera, assim como a implantação de ensino supletivo nas escolas dos bairros Primavera, Nova Trieste, Maracanã e Centro. Everton também pediu ações e relação a regularização de lotes no município de Jarinu.

Clóvis Calixto explicou suas solicitações de colocação de sinalização de pedestres em frente a um supermercado no Bairro Nova Trieste, assim como sinalização de trânsito para ordenação de estacionamento na mesma localidade. O vereador também pede sinalização em todas as ruas pavimentadas do bairro.

Calixto também pediu a instalação de rede de água na Rua Pontilho Gastaldi e a limpeza e manutenção na Praça Danúbio, ambas no Nova Trieste.

Em seguida o vereador Eremirton Paraíba – DEM, falou sobre suas indicações a respeito da manutenção na rede de esgoto e terraplanagem na Rua Trento, no Bairro Nova Trieste; da operação tapa buraco na Avenida Palermo com travessa na Rua Milão e na Rua Anápolis com a Rua Ticiano, ambas no Nova Trieste. O vereador também pediu serviços de terraplanagem e cascalhamento na rua Lucas e na avenida América, também no Nova Trieste.

O próximo vereador a se utilizar da tribuna para falar sobre suas indicações foi o primeiro secretário, vereador Edison Bêgo – DEM. Bêgo discorreu sobre seus pedidos para a elaboração de um novo Plano Diretor para a cidade, assim como o cumprimento, ou elaboração, do Plano de Carreira dos Servidores Municipais.
Bêgo também indicou a necessidade da expansão e manutenção da rede de iluminação pública de Jarinu.

A vereadora Simone Gerez – PTB, solicitou a reforma e ampliação do ponto de ônibus próximo a um supermercado da Avenida Dinah de Barros, no Bairro Maracanã as obras de canalização de rede de águas pluviais, assim como a manutenção e limpeza das ruas do Recanto Silvana. A vereadora também solicitou a construção de calçadas nas proximidades da creche Maria Rodrigues Navarro e da UBS Rafaelle, ambas no Maracanã.

Simone também pediu que o Poder Público do município instale farmácias em todas as UBS de Jarinu para funcionamento de segunda à sexta-feira.

O vereador João Lorencini – PROS (foto), apesar não ter apresentado nenhuma indicação, usou a palavra para parabenizar seus pares pelas indicações apresentadas.

O presidente da Câmara, vereador Roberto Antonucci – PEN (foto ao lado), falou sobre sua indicação em que solicita a alteração do limite de idade para o transporte público grátis, passando dos atuais 65 anos para 60 anos, a franquia da passagem. (A íntegra das indicações, assim como toda a pauta da sessão pode ser acessada na Internet, no seguinte endereço: http://consulta.siscam.com.br/camarajarinu/Sessoes/Sessao/292)

Em seguida os vereadores iniciaram a Ordem do Dia, quando discutiram e votaram seis requerimentos.

O primeiro requerimento foi apresentado pelo vereador João Lorencini e perdia informações sobre os secretários municipais. A proposta foi colocada em discussão e rejeitada pela maioria dos vereadores.

Outro requerimento apresentado pelo vereador João Lorencini o pedido de informações sobre os débitos do Poder Executivo Municipal. Como na mesma ocasião a Prefeitura havia enviado um relatório a respeito, a proposta foi retirada da pauta a pedido do próprio autor.

Os requerimentos do vereador Clóvis Calixto – PR, que pede informações a respeito do serviço de manutenção na iluminação pública, da Vereadora Simone Gerez, que pede informações sobre a Organização Social responsável pela Unidade Mista de Saúde Jacob Condi, do vereador Edison Bêgo, que pede informações sobre o Banco do Povo e sobre a Agência de Correios do Bairro Vila Nova Trieste, foram aprovadas pelos vereadores e serão encaminhadas para os setores competentes para que sejam respondidas.

Durante a Palavra Livre o primeiro vereador a falar foi Clóvis Calixto que fez agradecimentos pessoais, destacando o trabalho da prefeita Eliane Lorencini. O vereador pediu paciência à população e prometeu empenho para a resolução dos problemas do município. Também destacou o trabalho da Secretaria de Segurança Pública, em especial da Guarda Municipal, da qual faz parte.
O vereador Everton Lorencini também destacou trabalho dos vereadores neste início de mandato. Fez críticas à administração anterior destacando a dívida deixada aos cofres municipais e destacou a falta de manutenção das estradas e próprios públicos deixadas pelo ex-prefeito.

Everton encerrou sua fala parabenizando a prefeita pelos primeiros dias de seu mandato e afirmou que irá honrar os votos recebidos.

Eduardo Matias – PTB, foi outro que parabenizou a prefeita, destacando sua postura de estar aberta aos vereadores e de recebe-los e repassar informações de interesse do município.
Eduardo também parabenizou o trabalho dos secretários municipais, destacando o secretário de Transporte e Serviços Públicos, João Gilberto Bêgo (Beto), assim como o trabalho do presidente da Câmara, vereador Roberto Antonucci.

Rodrigo Batistel também fez críticas à gestão anterior, destacando a dívida deixada e a inexistência de obras para o município, assim como a falta de prestação de contas junto a outras esferas governamentais.

Batistel também destacou o trabalho dos secretários e destacou Beto Bêgo.

O vereador João Lorencini agradeceu o empenho de todos neste início de mandato, afirmando ter visitado todas as secretarias e ter, segundo atestou, ter sido bem atendido por todos.
Eremirton Paraíba também agradeceu aos secretários municipais e conclamou seus colegas vereadores para se unirem para trabalhar pela população de Jarinu.
Edison Bêgo agradeceu sua família, que esteve presente à sessão, e em nome dela agradeceu as famílias dos demais vereadores pela força e ajuda para o desempenho de todos na Câmara.
Bêgo falou em esquecer o ´passado e olhar para frente, no sentido de construir uma cidade melhor, afirmando acreditar no Ministério Público e estar tranquilo que todas as irregularidades serão apuradas.

O vereador também destacou o trabalho dos secretários e ressaltou o secretário de Transportes e Serviços Públicos.

Chikinho Lava Car (foto ao lado) também falou da importância da participação da família na vida dos vereadores e reafirmou seu compromisso de não decepcionar seus eleitores.
Chikinho foi outro que mencionou as mazelas deixadas pela antiga administração mas realçou que a hora é de trabalhar pensando no futuro da cidade.

O presidente Roberto Antonucci destacou o trabalho dos servidores da Câmara e no empenho dos vereadores para transforma a atual legislatura na melhor da história do município.
Falou das mudanças estruturais que já começou a implantar e na economia que pretende gerar, respeitando o dinheiro público, sem que haja perda de qualidade na prestação de serviços à população.

Roberto Antonucci encerrou o encontro convidando a população para participar da audiência pública que discutirá as finanças e o orçamento do município, que acontece no dia 20 de fevereiro, e para a sessão que acontece no dia 21. Ambos eventos têm início às 19h00.

%d blogueiros gostam disto: