APAE pede socorro ao prefeito Marcão

O prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, recebeu nesta segunda-feira (9) o presidente da APAE, Ediélson Souza, membros da diretoria e coordenadores da entidade para uma reunião. Na pauta, a situação dramática da instituição, que está em séria situação financeira. De acordo com os representantes da APAE, desde fevereiro do ano passado a antiga administração vinha sendo alertada dos problemas, mas nenhuma providência foi tomada.

“Nós vamos fazer o que puder para ajudar a APAE, que é uma entidade séria e respeitada em nosso município. O trabalho auxilia muitas famílias de Itupeva e não pode parar por irresponsabilidade dos antigos administradores da cidade”, afirmou Marcão.

A entidade é responsável por pelo menos 300 atendimentos por mês na cidade – destes, 90 são alunos e outros 19 passam por tratamento na oficina terapêutica. “Nosso convênio não é reajustado há mais de 3 anos. Chegamos a abrir um processo em setembro do ano passado, na Prefeitura, para que fosse feito um aditivo de 25% devido à falta de reajuste. A antiga administração nos prometeu que iria verificar isso, mas nada foi feito”, comentou Adriana Lima Muto, diretora da APAE.

Segundo ela, 18 alunos estão há dois meses sem atendimento terapêutico porque o motorista que fazia o transporte destas pessoas foi dispensado pela antiga administração municipal. “A perua que faz as viagens é da APAE, mas o motorista era funcionário da Prefeitura. Ele foi mandado embora em novembro do ano passado e desde então todos estão sem poder fazer o tratamento”.

A demissão causou também prejuízo financeiro à APAE, pois o repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) à entidade diminuiu devido à redução de atendimentos. “Estávamos alertando a Prefeitura desde fevereiro do ano passado que não tínhamos mais condições de suportar tudo”, lembrou Adriana.

Sensibilizado com a situação, Marcão Marchi prometeu uma nova reunião com a diretoria da APAE para discutir os repasses do convênio e as demais questões apresentadas. “O município sofre com a irresponsabilidade financeira dos ex-administradores, mas com trabalho e muita dedicação vamos colocar Itupeva de volta nos trilhos”, explicou o prefeito.

Participaram também da reunião o vice-prefeito Alexandre Mustafa, o vice-presidente da entidade, Paulino Yamagami, e coordenadores. Quem puder colaborar com a APAE de Itupeva, o telefone para mais informações é o 4591-1846.

%d blogueiros gostam disto: