Guarda comemora 67 anos em Jundiaí

A Câmara Municipal de Jundiaí foi palco, na manhã de quinta-feira(24), de uma grande festa em comemoração aos 67 anos da Guarda Municipal de Jundiaí. A Sessão Solene ocorreu em meio à presença de autoridades, guardas municipais, guardas aposentados, ex-comandantes e familiares.

O evento teve a presença do prefeito Pedro Bigardi e da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margareth Geraldo Bigardi, e do presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, vereador Marcelo Gastaldo.

O prefeito destacou a importância da GM para Jundiaí e o avanço que dos últimos anos. “Mais do que equipamentos, viaturas e monitoramento, procuramos nesses anos valorizar o guarda e dar condições a eles de exercerem sua função nas ruas e patrimônios da cidade”, disse.

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, também valorizou os últimos quatro anos dizendo que a instituição teve excelentes investimentos em equipamentos, além da capacitação dos guardas.

Algumas premiações e honrarias foram feitas durante o evento, a começar pela competição de tiro ao alvo entre os órgãos de segurança , torneio individual, e competição interna da GM.

Em seguida foram feitas homenagens aos familiares e ao primeiro motorista do ‘carro 13’, em 1951, Antônio de Jesus. O restaurador do lendário ‘carro 13’, Marcos Mamede, foi homenageado com um diploma pelos relevantes serviços prestados à instituição. Sete guardas municipais receberam as menções honrosas (GMs Bissoli, Andreasi, Spineli, Elisabeth, Robson Brito, Kennedy e Jorge.)

O ponto mais alto da solenidade foi a condecoração dos guardas com a medalha Vasco Antônio Venchiarutti, feita anualmente aos guardas municipais que se destacaram acima do dever.

A Guarda Municipal feminina Arlete Leite, e os guardas Rodrigo Marques e Valmir Brás foram os condecorados e receberam das mãos do prefeito a medalha, instituída em 1991 na gestão do prefeito Valmor Barbosa Martins com o decreto nº 11.877.

O autor do hino da Guarda Municipal, Mário Reinaldo Sargiani, foi presenteado com um quadro com sua foto e a partitura do hino, escrito em 1993, e que teve o arranjo do Cap Ernesto Fabiano da Polícia Militar. Um outro quadro maior foi colocado na galeria de guardas aposentados da GM.

Para finalizar, o prefeito Pedro Bigardi recebeu um brasão da GM como presente, sendo homenageado e aplaudido pelos convidados.

A Guarda Municipal de Jundiaí completou 67 anos de muita história e dedicação à população jundiaiense. O efetivo da GM possuí 380 guardas municipais.

Representantes da Polícia Militar, do 12ª G.A.C e secretários municipais estiveram acompanhando o evento.