Laboratório alerta para o AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) causa cerca de 65 milhões de mortes [i]anualmente no mundo e representa a primeira causa de incapacidade no Brasil. Pensando nisso, a Boehringer Ingelheim, uma das principais farmacêuticas no mundo, está apoiando a World Stroke Organization em uma campanha global para conscientização e combate ao AVC.

O tratamento apropriado de um AVC nas primeiras quatro horas e meia é crucial para garantir a sobrevivência e diminuir a chance de sequelas. Por essa razão, a Boehringer Ingelheim criou o Programa Angels, que tem como missão oferecer ferramentas como vídeos de treinamento aos profissionais da saúde, diretrizes de atenção ao paciente sobre a importância do reconhecimento dos sinais do AVC, modelos de protocolos e diretrizes internacionais e nacionais para implementação dentro das instituições de saúde, que auxiliam na organização e melhoria da rede de atendimento ao paciente com AVC no país.

Apesar de 29 de outubro marcar o Dia Mundial do AVC, as ações da campanha acontecerão em todo o Brasil durante outubro e novembro. Dentre as iniciativas estão simpósios médicos, palestras de capacitação para profissionais da saúde e conscientização da população sobre a identificação de sinais do AVC com o apoio do Programa Angels. Além disso, os mutirões voltados para a população contarão com mensuração da pressão arterial, glicemia e colesterol e informar sobre os sintomas de um AVC e a necessidade de atendimento rápido.