Meninos serão vacinados contra HPV em 2017

O Ministério da Saúde anunciou que vai vacinar também, a partir de 2017, os meninos contra o HPV. O esquema vacinal será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas
Atualmente a vacina HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.

A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

A vacina disponibilizada para os meninos será a quadrivalente. Vale ressaltar que os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes.

Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal são atribuíveis à infecção pelo HPV.

MENINAS DE 14 ANOS
Também a partir de 2017 serão incluídas na vacinação do HPV as meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses. A estimativa que 500 mil adolescentes estejam nessa situação