Fim de semana tem Festa da Primavera

A Rota Turística da Terra Nova, na região de mesmo nome, tem nos dias 8 (sábado) e 9 (domingo) a Festa da Primavera. Trata-se de um evento integrado pelos diversos empreendimentos participantes dessa rota turística, uma das quatro em implementação em Jundiaí.

O evento vai das 10h às 17h nos dois dias, tendo como local de referência o Viveiro Terra Nova, no número 4.465 da antiga Estrada da Terra Nova (atual avenida Engenheiro Tasso Pinheiro), mas abrangendo os demais pontos da rota.

Entre as atividades estão o café rural no Bookafé, o passeio de trenzinho, as trilhas monitoradas no meio ambiente, o passeio a cavalo ou charrete, a gastronomia local, a exposição de produtos da rota, as oficinas de mudas, cozinha ou flores, a visita ao orquidário, a gincana infantil e também artistas do Jundiaí Feito à Mão.

Os horários de atividades no próprio viveiro são definidas para passeios de trenzinho (11h, 14h e 16h), oficina de orquídeas (12h), oficina de temperos (13h30), oficina gastronômica (15h) e trilha ecológica (15h).

A capela do bairro, construída na década da 1930 por um morador como promessa pelo parto seguro de seu filho diante da então distância da cidade com charrete, foi reformada e também é uma atração no caminho.

Além dos empreendimentos da rota, a iniciativa conta com apoio do Instituto Agronômico (IAC), do Senac Jundiaí, da Tavares Pinheiro e da Tour Jundiahy.

Além da Rota Turística da Terra Nova, o município tem atualmente a Rota Turística da Uva, a Rota Turística da Cultura Italiana e a Rota Turística do Castanho em diversos estágios de implementação, que contam com apoio técnico de turismólogos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo em sua estruturação de autonomia. No mesmo fim de semana da Festa da Primavera, por exemplo, a Rota da Uva promove um rally fotográfico.