Empoderamento feminino em programa da TV Cultura

Na próxima terça-feira (11/10), a Sésamo celebra o Dia Internacional da Menina com o lançamento do último clipe da campanha Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro Para Famílias. O vídeo Aspirações retrata o Empoderamento Feminino, e será exibido durante a programação infantil da TV Cultura. (Assista ao clipe: https://goo.gl/LKBbeF)

Estrelado pelas quatro representantes femininas da iniciativa – Chamki, Lola, Tiger Lilly e Bel -, o clipe musical mostra as personagens em uma sala de aula conversando sobre o futuro. Chamki pergunta ao público se querem saber o que elas pretendem ser. Cada uma das personagens fala sobre suas aspirações: Chamki quer ser uma detetive; Lola almeja ser uma astronauta; Lily deseja ser uma professora de artes marciais; e Bel aspira ser pintora.

O clipe, da campanha Sonhar, Planejar, Alcançar, será lançado simultaneamente em cinco países que fazem parte da rede do projeto – Índia, China, México, Brasil e EUA. De forma lúdica, o vídeo traz a mensagem de que as meninas podem realizar seus sonhos, independente de quais são eles.

O Dia Internacional da Menina, celebrado no dia 11 de outubro, é uma data comemorativa chancelada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A celebração marca os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes e reconhece a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo. Essas desigualdades incluem o acesso e o direito à educação, à nutrição, aos direitos legais, a cuidados médicos e a proteção contra discriminação, violência e casamento infantil forçado.

SOBRE O PROJETO

Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias é um programa voltado para as crianças e suas famílias, e se destina a ajudar aqueles que se preocupam em adquirir competências financeiras e comportamentos saudáveis. O programa é produzido pela Sesame Workshop, organização sem fins lucrativos por trás da Sésamo, cuja missão é ajudar as crianças a crescer de forma mais inteligente, mais forte e mais amável, e é financiado pela MetLife Foundation.

Transmídia, o projeto é composto por videoclipes, uma série animada, jogos digitais, tirinhas e atividades para imprimir, além de guias para educadores e cuidadores. Usando linguagens lúdicas e a simpatia dos personagens da Sésamo, tópicos como consumo consciente, economia, reuso e partilha são abordados de forma apropriada à faixa etária. Os temas, no entanto, não se resumem ao planejamento de finanças, alcançando, por exemplo, a economia de recursos naturais e o empoderamento feminino.

No que diz respeito ao engajamento comunitário, Sonhar, Planejar, Alcançar envolve diversos países, incluindo México, Estados Unidos, Índia e China. No Brasil, as ações estão sendo implementadas pela DSOP – Educação Financeira, uma organização dedicada à disseminação de conceitos e práticas de educação financeira no País e no mundo, sempre acompanhada por uma consultora educacional brasileira, contratada pela Sesame Workshop especialmente para o projeto, para entender e priorizar a realidade da criança brasileira.

Ao longo dos três anos de duração do projeto, nove capitais brasileiras serão envolvidas. São elas: Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Belém, Campo Grande, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro e Maceió. Em cada município, 10 escolas públicas de educação infantil farão parte da ação.

Com exceção do conteúdo exclusivo para escolas, todo o material do projeto está reunido no site http://fortalecimentofinanceiro.vilasesamo.org/.