Médico fala sobre hemorroidas

Falar sobre hemorroidas ainda parece um tabu. As pessoas se sentem desconfortáveis, têm vergonha e acabam omitindo o assunto. Elas fazem parte da anatomia do ser humano; são vasos que irrigam a região do reto e ânus.

Os principais sintomas da doença são sangramento, especialmente durante a evacuação. Mas, quais são as principais causas da doença? De acordo com o proctologista Marcos Hyppolito, a doença surge quando as veias se dilatam. “A principal causa é a hereditariedade. Pacientes obesos, constipados ou prisão de ventre e grávidas têm maior incidência.
Hyppolito esclarece que a falta de diálogo sobre o assunto acaba por provocar diversos equívocos. “Isso ocorre porque existem práticas e hábitos alimentares que podem agravar o quadro da doença, porém não são capazes de, por si só, desenvolverem o problema. De modo geral, é possível dizer que, a ingestão de condimentos não é capaz de causar o problema.”

Ficar sentado muito tempo no vaso sanitário favorece o surgimento da doença?
Segundo o especialista, o ato em si não causa o problema.  “Se a pessoa tiver bom funcionamento intestinal, nada acontecerá se passar horas nesta posição. O problema é imprimir força excessiva durante tempo prolongado”, afirma.

Sexo anal pode provocar o problema?
Não há estudos que apontam que a prática seja fator desencadeante da doença. Mas é necessário preservativo e lubrificante.

Tomar pouca água faz mal?
Pessoas que ingerem pouca água diariamente ou possuem dieta pobre em fibras tendem a apresentar com mais facilidade o problema, pois terão maiores dificuldades na confecção do bolo fecal e posterior evacuação. Por isso, adotar dieta equilibrada e rica em fibras associada à  ingestão de  água com frequência é a primeira dica para evitar o problema.

Doença hemorroidária causa câncer?
Uma doença hemorroidária nunca irá evoluir para um câncer, explica o médico, porém, ele alerta que o sangramento, uma das consequências da doença, é um sintoma similar ao encontrado nos casos de câncer do reto.