RECEITA: Nhoque da Fortuna

O prato, típico da Itália, é delicioso e ganha um toque superbrasileiro na receita da Academia da Carne Friboi elaborada com mandioquinha e carne-seca. O prato tem a assinatura do chef Fernando Corrêa, do restaurante paulistano Fornatore.

Confira a receita abaixo e acesse a plataforma Academia da Carne Friboi para outras receitas, dicas e truques do mundo carne.

 

Nhoque de mandioquinha com carne-seca
Serve: 4 pessoas
Nível: intermediário
Tempo de preparo: 2 horas
Corte: carne-seca
Cortes alternativos: charque, carne de sol

Ingredientes
240 g de mandioquinha
40 g de farinha de trigo
1 ovo
4 g de parmesão
sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
farinha de trigo para polvilhar

Carne
300 g de carne-seca
20 g de cheiro verde
30 g de cebola picadinha
1 dente de alho
50 g de tomate sem pele e sem sementes
sal e pimenta-do-reino a gosto
água para cozinhar
20 ml azeite

Modo de preparo

Massa
Asse as mandioquinhas no forno, envolvidas em papel alumínio, até ficarem macias.
Ainda quentes, descasque-as e esprema-as ou passe-as pela peneira. Resfrie e junte o ovo, a farinha de trigo, sal, parmesão, pimenta-do-reino, noz-moscada. Amasse até obter uma massa lisa, prove e ajuste os temperos. Polvilhe uma superfície lisa e faça rolinhos com a massa. Corte no tamanho desejado. Cozinhe os nhoques até subirem à superfície. Faça o choque térmico com água fria e seque-os com pano.

Carne
Corte a carne-seca em cubos e coloque para ferver para tirar o sal. Reserve. Em uma panela de pressão, coloque o azeite e deixe esquentar. Acrescente a cebola, o alho e refogue. Ponha a carne, os tomates e cozinhe. Em seguida, desfie a carne e junte o cheiro verde com o caldo e a carne desfiada.