Correios informam por site sobre os documentos perdidos

O serviço de Achados e Perdidos dos Correios, instituído no dia 1º de outubro de 1981, pode encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos. Há mais de trinta anos, documentos extraviados podem ser encontrados nas Agências de Correios.

Aqueles que encontrarem documentos de terceiros podem colaborar depositando-os no guichê ou em caixas de coleta, sem a necessidade de fornecer dados pessoais à empresa.

Uma vez recebidos, os documentos são acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada durante 60 dias. Após esse período, eles são devolvidos ao órgão emissor.

Os documentos são cadastrados em um banco de dados interligado nacionalmente. Portanto, em qualquer cidade é possível saber onde o objeto perdido está guardado. O mesmo pode ser feito via Internet.

Para saber se os documentos foram entregues nos Correios, basta consultar o site da empresa (http://www2.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm) ou se dirigir a uma das agências e consultar a lista de registro.

A população pode ter acesso ao serviço de Achados e Perdidos em qualquer agência própria dos Correios.

Onde e como retirar os documentos

Os documentos devem ser retirados na agência central dos Correios de cada localidade.

O cliente deve apresentar um documento que comprove sua titularidade, pois documentos sob a guarda dos Correios só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais devidamente reconhecidos.

Caso seja constatado que o documento perdido esteja em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, há a possibilidade de a agência fazer uma solicitação para que ele seja enviado a outra unidade.

Na cidade de Jundiaí, os documentos extraviados podem ser encontrados na Agência Central.
Endereço: Rua Petronilha Antunes – Centro, Jundiaí.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Dados da agência de Jundiaí

Média mensal de documentos perdidos entregues na AC Jundiaí – 270

Média mensal de documentos retirados pelos donos na AC Jundiaí – 6

Média mensal de documentos devolvidos para o órgão emissor – 137 (acumulativo devido ao prazo de guarda)