Especialista dá palestra sobre dificuldades de aprendizado

Aprender é um processo que envolve os cinco sentidos e acontece naturalmente no caso da audição, do tato e do olfato. Quanto mais somos expostos aos variados tipos de estímulos, aprendemos intuitivamente desde bebês. A visão se desenvolve à medida que o bebê descobre suas mãos ou passa a observar sua mãe e sempre que é estimulado.

O Colégio Divino Salvador observou uma demanda crescente no número de crianças em idade escolar com dificuldades no aprendizado que afetam também seu desenvolvimento. Apesar de terem inteligência normal e até em algumas ocasiões acima da média, são alunos que passam por muitos tratamentos com fonoaudiólogas, psicopedagogas, neurologistas e outros profissionais e que mesmo assim não apresentam uma evolução compatível com o empenho que apresentam.

Por isso, neste sábado (20/08), às 9h30, o Colégio Divino Salvador, de Jundiaí (SP), recebe a diretora do Hospital dos Olhos de Belo Horizonte e a maior especialista do assunto no Brasil, Prof.ª Dra. Márcia Guimarães, que vai falar sobre a Síndrome de Irlen, que muitas vezes é confundida com a dislexia, TDHA, entre outras.

A Síndrome de Irlen é uma distorção no processamento visual não detectada nos exames normais de um oftalmologista. Porém se o profissional tiver conhecimento do assunto, poderá indicar o paciente para um especialista e terá todo o atendimento necessário para a solução do problema.

Para a psicóloga do Colégio Divino Salvador, Maria Isabel Gut, quanto mais pessoas souberem o que é a Síndrome de Irlen, maior a possibilidade de levar a informação a quem precisa. “Precisamos saber o que é e como tratá-la. Por isso é imprescindível a participação de educadores, profissionais da área, médicos oftalmologistas, pais e quem mais tiver interesse em adquirir maior conhecimento sobre o assunto.”

Ela ainda reforça a importância de detectar a síndrome nos alunos. “Vamos nos empenhar para que os alunos do colégio, com autorização dos pais, que tenham suspeita da Síndrome de Irlen, sejam avaliados e encaminhados para acompanhamento. Com isso acredito que teremos um norte a seguir com quem tem dificuldades e ainda não teve diagnóstico preciso. O Divino será pioneiro na aplicação dessas avaliações para detectar possíveis alterações e indicar a melhor forma de encaminhar o aluno”.

A palestra será gratuita e aberta ao público. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 4588-1372 ou (11) 4588-1373. Mais informações na secretaria do Colégio Divino Salvador.

Serviço

Palestra sobre Síndrome de Irlen

Auditório do Colégio Divino Salvador

Rua General Carneiro, 105

Dia 20/08/2016, às 9h30

Entrada gratuita

%d blogueiros gostam disto: