Vem aí oficina lítero-musical em Jundiaí

As escritoras, poetas e compositoras Renata Iacovino e Valquíria Malagoli vão lançar dia 2 de agosto a oficina “Poesia, letra a letra”.
A oficina “Poesia, letra a letra” acontecerá às terças-feiras, das 19h às 21h, na Casa das Letras e das Artes, que fica na Rua Rangel Pestana, 456, centro, Jundiaí.
As inscrições devem ser feitas previamente na Casa da Cultura, que fica na Rua Barão de Jundiaí, 868, centro, até o dia 22 de julho.
Sobre o projeto
Ambas vêm realizando, há 11 anos, vários trabalhos em parceria, dentre eles, oficinas literárias e lítero-musicais.
Esta nova oficina é direcionada ao público maior de 18 anos e irá abordar obras de poetas (nacionais e estrangeiros) e de autores da Música Popular Brasileira, identificando o conteúdo e a forma presentes na literatura selecionada, por meio de técnicas poéticas (rima, ritmo, métrica, metáfora, polissemia, repetição, dentre outras) e discussão de temas.
“A ideia é desmistificar o que normalmente se pensa a respeito da poesia, de que é uma linguagem de difícil compreensão”, salienta Valquíria, autora de livros para os públicos infantil e adulto, tendo sido contemplada, dentre outros prêmios importantes, com o Prêmio Saraiva em 2015.
Perceber o que há em comum (ou não) entre duas linguagens artísticas, a letra de música e o poema, observando as técnicas utilizadas por ambas, é algo que estará presente nas aulas. Serão abordados, também, aspectos históricos, sociais, poéticos, dentre outros (conteúdo). Durante o estudo realizado, haverá interação dos participantes, que terão oportunidade de desenvolver atividades que os façam sentir como que autores de escritos, por meio de recriações de poemas/letras de música, cenas, ilustrações e demais expressões que propiciem tal interação.
“Também comentaremos sobre a diferença entre poema e poesia, e ainda abordaremos a questão sobre letra de música ser ou não poesia.”, explica Renata, cantora, autora de livros e CDs, alguns em parceria com Valquíria.
A oficina “Poesia, letra a letra” acontecerá às terças-feiras, das 19h às 21h, na Casa das Letras e das Artes, que fica na Rua Rangel Pestana, 456, centro, Jundiaí.
As inscrições devem ser feitas previamente na Casa da Cultura, que fica na Rua Barão de Jundiaí, 868, centro, até o dia 22 de julho. O interessado deve levar cópia do RG e de um comprovante de residência. As vagas são limitadas, portanto, compareça e garanta a sua!
%d blogueiros gostam disto: