Sábado tem livro grátis para a população

O Gabinete de Leitura Ruy Barbosa promove neste sábado, 2 de julho, o projeto “Ruy na Rua”, distribuindo gratuitamente cerca de 150 livros de diversos gêneros no Jardim Botânico de Jundiaí e nos parklets do Centro. O projeto será realizado com a proposta “pegue, leia, repasse”: os livros, com uma etiqueta informando sobre o projeto, serão deixados nesses lugares com o convite para que o leitor escolha um para levar para casa, leia e depois o deixe novamente em um lugar público, criando assim um “círculo virtuoso” de leitores. “O objetivo é levar às pessoas o prazer de uma boa leitura e associar isso ao Gabinete, um lugar perfeito para ler, acessar a internet, fazer pesquisas ou levar as crianças”, diz Flavio Buzaneli, presidente do Gabinete de Leitura. A ação tem o apoio do Jardim Botânico e da prefeitura de Jundiaí.

Entre os livros novos e usados que serão distribuídos, doados pelos sócios do Gabinete, estão desde clássicos da literatura, como Machado de Assis, até autores contemporâneos, como Nicholas Sparks, além de infantis e infanto-juvenis. Cada livro traz um adesivo com a explicação do projeto. O texto instrui o leitor: “Este livro é um presente do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. Pegue, leia, e repasse! Depois que acabar de ler, deixe em um lugar público”.

O Gabinete de Leitura

Localizado no Centro de Jundiaí, o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa – que completou em 2016 seus 108 anos de funcionamento –  conta hoje um acervo de aproximadamente 55 mil volumes e assinatura de 10 jornais e 35 revistas, além de biblioteca infantil, espaço para pesquisa, auditório e sala de computadores com wi-fi; na copa, chá e café estão disponíveis o dia todo, criando um ambiente sempre acolhedor. Saraus e exposições estão entre as ações programadas para reunir associados e manter a referência cultural do gabinete, que está um uma lista de apenas 2 ou 3 no Brasil todo, aponta Flávio Buzaneli.

SERVIÇO

Projeto Ruy na Rua – distribuição gratuita de livros neste sábado, 2 de julho

Às 9h30 – parklets do Centro (Rua do Rosário e calçadão da rua Barão de Jundiaí, perto da esquina com a rua Coronel Leme da Fonseca)

Às 10h30 – Jardim Botânico de Jundiaí – Avenida Antonio Frederico Ozanan, 6400

Mais informações: Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, tel. 4521-6204